Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Dezembro de 2011 às 13:52
Por: Renê Dióz

    Imprimir


Comerciantes do calçadão da rua Antônio Maria, no centro de Cuiabá, estão reclamando de descaso por parte da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), que deixou dois buracos abertos em um trecho do calçadão após realizar uma manutenção do sistema de água há cerca de um mês.

Proprietário de um salão de beleza, Renê Silva conta que há exatos um mês e 23 dias tubulações sob o calçadão estouraram. Uma grande quantidade de água ficou vazando calçadão abaixo por mais de vinte dias até que a Sanecap apareceu, após várias ligações de comerciantes se sentindo prejudicados em época de grande movimentação de clientes.

O problema parecia resolvido, mas os técnicos da Sanecap somente consertaram as tubulações, deixando dois buracos no calçadão. Eles não repuseram nem fixaram as lajotas; apenas cobriram os buracos com areia e circularam um deles com as lajotas retiradas.

Os comerciantes então voltaram a procurar a Sanecap, protocolando pedidos de reparos na rua, enquanto as chuvas foram aprofundando a erosão, deslocando mais lajotas dos buracos e transformando a areia em lama. Três pedidos de reparos foram protocolados, mas até hoje não foram respondidos. Passaram a ser recorrentes tropeções de pedestres – principalmente mulheres de salto alto. “É um inconveniente total”, reclama Renê.

Preocupados com a movimentação de fim de ano, os proprietários dos cerca de 50 estabelecimentos comerciais do calçadão chegaram a pensar em pagar por conta própria o conserto na rua, mas desistiram por se tratar de um serviço básico demais para que a Sanecap deixasse de executar.

Outro lado

Já a própria Sanecap só diz que será possível resolver o problema no final da semana que vem. Embora trate-se apenas de dois buracos, a companhia explicou que dispõe apenas de uma equipe de pedreiros para atuar com grandes e pequenas obras em toda a Capital.

Recentemente, a equipe foi toda empregada durante três dias em reparos na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Tijucal, motivo pelo qual deixou de fazer alguns serviços nas ruas da cidade. Reconhecendo a falha básica, a Sanecap anunciou também que lançará uma licitação para contratar uma empresa de serviços para esse tipo de tarefas pela cidade partir do dia 15.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/66014/visualizar/