Senado aprova DRU em primeiro turno
Os senadores aprovaram nesta quinta-feira, em primeiro turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prorroga até 2015 a Desvinculação das Receitas da União (DRU), mecanismo que permite ao Executivo aplicar livremente até 20 por cento do orçamento federal.
A PEC foi aprovada por 59 votos contra 12 votos e ainda terá que ser aprovada em segundo turno, que deve ocorrer no próximo dia 20.
O governo argumenta que a prorrogação do dispositivo é fundamental para o enfrentamento da crise econômica internacional e ajuda no exercício do orçamento federal.
A aprovação da DRU neste ano chegou a correr risco por conta do pouco tempo de tramitação que houve no Senado e algumas dificuldades regimentais impostas pelos partidos de oposição.
Na segunda-feira, durante a reunião de coordenação de governo a presidente Dilma Rousseff cobrou seus líderes congressistas e exigiu a prorrogação do mecanismo e evitou negociações que envolvessem o conteúdo de outras matérias, como a regulamentação da Emenda 29 aprovada na quarta-feira no Senado.
Apesar das dificuldades de negociação impostas por Dilma, os aliados no Congresso e a área política conseguiram garantir a votação da PEC da DRU nesta quinta-feira.
(Reportagem de Jeferson Ribeiro)
Comentários