Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 06 de Dezembro de 2011 às 17:49
Por: ITIMARA FIGUEIREDO

    Imprimir


Depois de concluir a instalação da torre de transmissão de 110 metros da TV Assembleia, o presidente do Legislativo, deputado José Riva (PSD) e demais membros da Mesa Diretora da AL/MT, firmaram convênio com a Câmara dos Deputados para receber equipamentos na ordem de R$ 3,7 milhões. Riva garante que com os investimentos, em breve, será possível levar o sinal aberto da TVAL para todos os municípios e ressaltou que a ALMT é o único parlamento a ter torre de transmissão própria, com capacidade de transmitir imagem HD, além de oferecer um canal de rádio FM.

Realizada na manhã desta terça-feira (06), a solenidade de inauguração do Complexo de Transmissão da TVAL/MT, contou com as presenças de deputados estaduais e federais e do presidente do Legislativo de Goiás, Jardel Sebba (PSDB/GO), do primeiro-secretário da Câmara Federal, Eduardo Gomes (PSDB/TO), que representou o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT/SP), além da bancada de Mato Grosso e representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça.

Para Riva, esse momento é um marco na história de Mato Grosso, pois os investimentos representam mais estímulo, colocando a TVAL/MT na vanguarda enquanto TV pública. “Temos feito todo esforço para melhorar a TV Assembleia, que é um importante instrumento de cidadania, pois proporciona transparência e amplia o poder da população de fiscalizar e interagir com o Parlamento”, argumentou Riva.

Após assinatura do termo de cooperação, as autoridades percorrem as dependências da TVAL e descerram a placa do complexo. “O canal aberto vai complementar outras ferramentas importantes que temos graças a tecnologia da informação. E o cidadão poderá interagir com o deputado de qualquer lugar, independente da distância”, explicou o deputado Sebba, da Assembleia Legislativa de Goiás, onde o processo do sinal digital também está bastante avançado.

A expectativa é que esteja funcionando em sinal digital até julho de 2012, quando será liberada a terceira etapa para os estados de Mato Grosso, Espírito Santo, Goiás, Bahia e Tocantins. Atualmente, o sistema está em operação em São Paulo e Brasília. De acordo com a gerente de projetos da TV Digital da Secretaria da Câmara dos Deputados, Eveline Maciel, a partir de fevereiro do ano que vem, será a vez da segunda etapa, que contemplará as TV´s das Assembleias do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Ceará. “O sinal digital é uma multiprogramação no canal aberto, com transmissão 24 horas da TV Câmara, TV Senado, TVAL´s e das TV´s municipais”.

Riva também destacou o esforço concentrado da Casa, em aproximar do cidadão cada vez mais. Tanto que está presente nas redes sociais, como Facebook, Twitter e o portal de notícias www.al.mt.gov.br. “Oferecemos à sociedade mais instrumentos para fiscalizar as ações parlamentares. Esta Casa sempre investirá em tecnologia pelo bem do cidadão”, garantiu Riva, ao agradecer o apoio dos demais parlamentares, da Câmara Federal e da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas - Astral.

O secretário de Estado de Comunicação, Osmar Carvalho destacou o empreendimento. “A TV Assembleia leva política até a população. Esse é o grande objetivo”. Da mesma forma, o secretário de Comunicação da AL/MT, Fábio Monteiro comemorou a iniciativa. “As mudanças são pensadas para garantir a transparência, conforto e o interesse do cidadão em nossa programação”.

Conforme o diretor da TVAL, Wanderley Oliveira o complexo de transmissão é composto por uma torre em tubulação, uma antena Slot oito fendas e sala climatizada, com 140 metros quadrados. Nela, ficarão transmissores, geradores e transformadores. “Um grande avanço desde que a TVAL foi criada em dezembro de 2001, há exatamente 10 anos”, disse, ao agradecer a Mesa Diretora por aceitar o desafio.

Oliveira explicou que atualmente a TV atinge Cuiabá e a Baixada Cuiabana, mas, a Casa busca outorgas para ampliar a transmissão para cerca de 40 municípios, ou seja, ampliar o alcance do sinal da TVAL para 90% da população do Estado. A TV Assembleia foi inaugurada em 19 de dezembro de 2001, quando a Mesa Diretora era comandada pelo ex-deputado Humberto Bosaipo e pelo presidente Riva.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/66354/visualizar/