Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 06 de Dezembro de 2011 às 13:18
Por: Lygia Lima

    Imprimir


O reitor da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), Adriano Silva, entregou ao vice-presidente da República, Michel Temer, uma solicitação de audiência em nome da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), para tratar das desigualdades no sistema educacional a fim de cumprir as metas e estratégicas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE – 2011 – 2020).

O pedido foi entregue durante a visita do vice-presidente a Cáceres – MT, fronteira com a Bolívia, onde esta ocorrendo uma operação conjunta entre os governos federal e estadual no sentido de combater o crime organizado. Cáceres é também a sede da Universidade do Estado de Mato Grosso, e o reitor Adriano Silva, que preside a Câmara de Pós-graduação da Abruem aproveitou a oportunidade para encaminhar o pleito ao governo federal.

Segundo Adriano Silva, as instituições de ensino superior municipais e estaduais precisam de maior atenção por parte do governo federal no sentido de reduzir as assimetrias na Educação Brasileira. A Abruem congrega 41 IES em 22 estados federativos e responde por cerca de 50% de todos os alunos matriculados na rede pública do ensino superior no país. 

“As universidades estaduais também são as principais responsáveis por uma das grandes bandeiras do ensino superior do país, que é a sua interiorização”, afirma Adriano Silva.

Para o reitor da Unemat é fundamental que o governo federal dispense às universidades estaduais e municipais o mesmo tratamento que as universidades federais recebem inclusive, evitando cobrar contrapartida financeira em editais de fomento. Essa seria uma forma de contribuir com a divulgação do ensino, pesquisa e extensão em locais que o ensino superior não é alcançado pelo governo federal.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/66400/visualizar/