Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 30 de Novembro de 2011 às 15:02
Por: Tauana Schmidt

    Imprimir


A 1ª secretária da Câmara de Vereadores de Sinop, Leozenir Severo, que retoma o cargo na próxima semana após 30 dias de licença, sugeriu ao Poder Executivo que faça o plantio, bem como incentive o cultivo, da citronela, como método natural de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

E atendendo a indicação – que é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira - da parlamentar, feita em 2009 e, novamente, no início desse mês, a Prefeitura de Sinop está distribuindo mudas de citronela à população.

“Quanto antes começar o cultivo das plantas, mais cedo teremos esse método natural de combate ao mosquito”, lembrou a vereadora, na época da indicação apresentada no início do mês.

Conforme a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, mais de três mil mudas de citronela foram cultivadas e estão prontas para o plantio à disposição no Viveiro Municipal. De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Clóvis Sanches, as mudas serão doadas para os cidadãos que se dirigirem ao Viveiro das 7h às 11h e à tarde das 13h às 17h. O Viveiro Municipal está localizado na Avenida dos Flamboyants, com entrada na Avenida das Acácias.

“Excelente essa iniciativa da Prefeitura. Agora, as pessoas precisam buscar as mudas. Não podem deixar de plantar. Se todos nos unirmos, vamos conseguir combater o mosquito que transmite essa doença que vem matando mais e mais pessoas a cada ano”, salientou a vereadora.

Cada planta de citronela, quando desenvolvida, cobre uma área de 50 metros quadrados (m²) como repelente natural do mosquito Aedes aegypti. Em um pequeno jardim, cinco moitas são suficientes para afastar definitivamente mosquitos de qualquer tipo, inclusive o transmissor da dengue. A citronela tem efeito repelente e forma uma touceira densa. Suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, idêntica ao capim-limão.

A citronela é reconhecida e utilizada em muitos lugares do mundo como repelente ecológico de moscas, mosquitos e pernilongos transmissores de febre amarela, malária, dengue e leishmaniose. Algumas publicações indicam que ela é capaz de repelir até 92% da população de insetos nocivos.

“Plantar citronela não custa quase nada e as touceiras podem gerar mudas e se multiplicar facilmente”, reforçou Leozenir.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/67120/visualizar/