O evento vai demonstrar como utilizar os incentivos à inovação tecnológica
Fiemt realiza Workshop Anpei Pró-Inova em Rondonópolis
A inovação como fator competitivo para as empresas, em geral, é assunto que insistentemente vem sendo discutido por entidades privadas e poder público, que buscam alinhamento de ações para fomentar a atuação inovadora das organizações. Como uma das principais incentivadoras dos programas e projetos com este fim em Mato Grosso, o Sistema Federação das Indústrias no Estado (Sistema Fiemt), por meio do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec), realizará o Workshop Anpei - Pró-Inova no dia 06 de dezembro (terça-feira), das 9h às 16h30, no auditório do Senai Rondonópolis.
O evento tem como objetivo proporcionar às empresas melhor conhecimento sobre a legislação de inovação, bem como identificar e utilizar seus benefícios, explanar sobre a legislação que definiu os incentivos fiscais à inovação (Lei do Bem) e sua regulamentação, além de apresentar os novos programas de fomento e recursos disponíveis no Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para a área.
"Inovação é prioridade estratégica para as empresas mato-grossenses e brasileiras. Se informar e investir nessa atuação é dever de todo profissional e empresário que visualiza negócios promissores e busca contribuir com o desenvolvimento não só das empresas, mas do Estado como um todo", avalia o presidente em exercício do Sistema Fiemt, Jandir Milan. Além de empresários e profissionais ligados à pesquisa e desenvolvimento (P&D), o workshop é destinado também a gestores área, técnicos, advogados e contadores.
"Como utilizar os incentivos à inovação tecnológica" é a palestra central do evento, que será ministrada pela advogada Lenice Iolanda de Oliveira, com mais de 12 anos de experiência na utilização de incentivos fiscais e fomentos a P&D. O workshop tem o apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), por meio do projeto Pró-Inova, e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Serão oferecidas 170 vagas gratuitas e as inscrições deverão ser feitas no site da Anpei (http://pca.anpei.org.br/presencialdetalhes.asp?turmaid=140) até o dia 02 de dezembro. Mais informações pelo telefone: (66) 3421-4947.
Programação
Assuntos abordados:
- Incentivos Fiscais;
- Lei do Bem (conceito, incentivos e formalismo);
- Simulação online;
- Pontos de dúvida e discussão referentes à legislação de incentivos fiscais (Lei do Bem);
- Programas do BNDES - Capital Inovador; Inovação Tecnológica; Fundo Tecnológico (Funtec), Cartão Inovação;
- Programas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) - Subvenção Econômica e Pappe Subvenção (estados); Juro Zero; Inova Brasil; Prime;
- Apresentação Programas Estaduais de Incentivo à Inovação;
- A relação da universidade e empresa na Lei do Bem e nos fomentos Finep e BNDES.
Palestras:
- Importância da Propriedade Intelectual para a Inovação
Geraldo da Cunha Macedo
- Relação Universidade x Empresa: como fazer parcerias de sucesso em Mato Grosso
Comentários