Sinop: Procon notificará novamente empresa por falta de acesso à internet
O Procon de Sinop juntamente com as unidades de Alta Floresta e Lucas do Rio Verde deve aplicar multa a empresa, devido as interrupções ocasionadas entre julho e agosto. "Discutimos no encontro entre os Procons e estamos aguardando apenas Lucas para aplicar juntas. Nós [Sinop] já estamos [com o documento] quase prontos", destacou. O valor discutido no encontro foi de R$ 500 mil, em cada unidade, no entanto, a confirmação dependerá de cada.
Ainda não há data para a aplicação desta multa, no entanto, a previsão é que ocorra até o término do ano. A decisão, conforme Só Notícias informou, é reflexo da audiência realizada em agosto, quando a empresa não assinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Ministério Público Federal, onde reconhecia a omissão quanto a qualidade de serviços de internet e se comprometia no cumprimento de ações para evitar novas falhas, além de ressarcir consumidores prejudicados com as interrupções ocorridas no período.
Após a audiência, a empresa chegou a comunicar uma interrupção no serviço, na madrugada do dia 4 de setembro, para a instalação de uma rede alternativa cujo objetivo era justamente de evitar novos problemas com o fornecimento do serviço. Porém, logo em seguida, no dia 8, várias cidades da região Norte foram afetadas com a falta do serviço.
Ainda na audiência, representantes da operadora afirmaram que as interrupções não programadas eram decorrentes a rompimentos de cabos de fibra óptica provocados pelos serviços de duplicação da BR-163, entre Cuiabá e Posto Gil, responsabilizando o Departamento Nacional de Transportes (Dnit). Na ocasião, a operadora afirmou ainda que cerca de R$ 3 milhões seriam investidos na elaboração da rota alternativa de cabos, que seria acionada automaticamente na falha da principal.
Em agosto, algumas das interrupções tiveram mais de 6 horas de duração, virando alvo de críticas de empresários, órgãos públicos e população. Já a interrupção do último sábado, iniciou nas primeiras horas do dia e o serviço foi restabelecido apenas às 20h. Na ocasião, a empresa afirmou que o "desligamento" do sinal foi para procedimentos de manutenção.
Comentários