Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Outubro de 2013 às 22:27

    Imprimir


Cuiabá possui um caótico e muitas ruas do centro estreitas que acompanharam o crescimento da cidade e hoje têm dificuldade para comportar toda a frota de veículos que cresce a cada ano. As obras em andamento também causam lentidão no tráfego e boa parte dos condutores não respeitam leis ou regras de trânsito. Mas engana-se quem pensa que a prefeitura de Cuiabá tem a intenção de lançar campanhas que chamem a atenção dos motoristas para a educação no trânsito.

Otmar de Oliveira
Secretário Antenor Figueiredo diz que educação é somente para crianças e motoristas infratores precisam é de multa e punição

A orientação é punir sem “dó e nem piedade” e fazer com que “a lei seja cumrprida.” Isso porque o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Antenor Figueiredo disse que “educação é coisa para criança” e por isso não vê necessidade em se lançar campanhas educativas para conscientizar motoristas e motociclistas que trafegam diariamente pela Capital que tem hoje um dos trânsitos mais violentos do país. Questionado se essa não é uma postura radical, ele disse que não.

“Não acho que é uma medica radical, porque nós estamos com campanhas educativas durante o ano interinho, nós temos até uma Diretoria que é encarregada de dar educação aos motoristas. Só não concebo que um motorista de 30, 40 anos de carteira de motorista infrinja a lei de trânsito sem desconhecer o que é uma lei de trânsito”, afirmou Antenor nesta quarta-feira (16), após participar de uma audiência pública na Câmara de Vereadores da Capital, para debater o tema.

Ele explicou que essa é sua opinião, do secretário Antenor Figueiredo e não da Prefeitura de Cuiabá. Ocorre que na condição de secretário municipal de Trânsito e Transportes, ele fala em nome do município e é responsável por implementar e executar, com aval do prefeito, ações e medidas que melhorem o trânsito a vida dos condutores e pedestres que circulam pelas ruas da cidade.

Por isso, ele disse que a ordem do prefeito Mauro Mendes é que a pasta e as equipes da secretaria façam valer a lei e punam motoristas infratores, guinchando e multando todo e qualquer veículo que estiver estacionado em locais indevidos, como em vagas reservadas para idosos, em frente casas noturnas, restaurantes, universidades, shoppings e locais similares onde existe aglomeração de veículos prejudicando a fluidez do trânsito.

Mas Antenor garante que essa lei vale para todos. “Comigo não tem essa de que a lei só vale para alguns. Ela é pra todos e precisa ser cumprida”, enfatizou ele ao ser questionado por um dos participantes da audiência.

Desde que começou o guinchamento de veículos em março deste ano, já foram mais de 2 mil veículos entre carros e motos removidos e levados para o pátio da secretária. Para comprovar sua “postura rígida”, o secretário garantiu que desde já foram guinchados veículos de desembargadores, Major da Polícia Militar, prefeitos do interior e outras autoridades que desrespeitaram as leis de trânsito em Cuiabá.

Mas ele ressalta que o número de autuações pelos agentes de trânsito, os amarelinhos, já reduziram, o que significa que a população cuiabana está deixando de praticar infrações no trânsito e está “aceitando e elogiando” o trabalho dos amarelinhos. “No ano passado eram cerca de 10 mil autuações e multas por mês, hoje estamos chegando a 5 ou 6 mil multas ao mês. Isso é sinal que os agentes estão também orientando e não só notificando”, disse o secretário.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/6746/visualizar/