De acordo com dados da empresa de divulgação de vagas de emprego Vagas.com.br, o volume de vagas para profissionais com deficiência regsitra crescimento maior do que a média em geral. Enquanto de 2010 a 2011 o site registrou aumento de 34,7% no total de vagas, o avanço das divulgadas especificamente para pessoas com deficiência foi de 86%.
Atualmente o site Vagas.com.br divulga oportunidades de trabalho em cerca de 1,5 mil empresas, sendo que atende 52 das 500 maiores companhias com atuação no mercado brasileiro. "As oportunidades para esse público aumentaram muito nos últimos meses. Verificamos que as empresas têm criado mais postos de trabalho e aumentado a inclusão no mercado de trabalho", avalia Luís Testa, gerente de marketing e vendas da Vagas Tecnologia.
O site aproveitou os 25 mil currículos inscritos de profissionais com deficiência para levantar um perfil deste grupo social. Do total, metade apresenta algum tipo de deficiência física (12,5 mil), 21,7% (5,4 mil) têm deficiência auditiva e 17% têm deficiência visual, total de 4 mil pessoas. Os portadores de deficiências mentais somam 2,1 mil (8,5%) e 694 têm deficiência relacionada à fala (2,8%).
Quanto ao nível de escolaridade, 34,3% têm ensino médio completo, 31,4% têm ensino médio incompleto, 21,5% fazem curso de graduação e 6,2% têm o ensino superior completo. Há ainda 5,8% de profissionais com ensino fundamental concluído e apenas 0,9% frequentando algum curso de pós-graduação, mestrado ou doutorado.
Comentários