Sema forma piloteiros e pescadores de Barão de Melgaço
Técnicos da Superintendência de Educação Ambiental (SUEA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), estão realizando esta semana, em Barão de Melgaço (113 Km ao Sul de Cuiabá), o 6º Módulo de Formação dos Pirangueiros (pilotos de pequenas embarcações e pescadores) do município. Ao todo, 40 piloteiros participam dos cursos de formação que, neste módulo, tem palestras, oficinas e mostras de filmes. A formação é uma das ações previstas no Plano de Trabalho da secretaria para o período de defeso da piracema 2011/2012.
Conforme a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Maricelma Mesquita, o trabalho junto aos pirangueiros de Barão de Melgaço vem sendo realizado pela Sema desde 2009, com o objetivo de preparar a comunidade para atuar no desenvolvimento do potencial turístico do município, ampliando a fonte de renda desses trabalhadores. A escolha de Barão de Melgaço se deu também pelo fato de que a região sofre uma forte pressão de pesca depredatória, junto com outros municípios do vale do rio Cuiabá.
A formação também faz parte de outro projeto que vem sendo executado pela Coordenadoria de Educação Ambiental da SUEA, o Projeto Vale do Rio Cuiabá, que visa preparar os 13 municípios que integram a região - Vale do Cuiabá -, para a Copa do Mundo de Futebol, de 2014. (W.S)
Comentários