Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Novembro de 2011 às 09:02

    Imprimir


Porto Alegre do Norte está entre as cidades de MT que mais recolheu armas
Porto Alegre do Norte está entre as cidades de MT que mais recolheu armas

Os mato-grossenses já entregaram voluntariamente 110 armas na Campanha Nacional do Desarmamento 2011 "Tire uma arma do futuro do Brasil". Do total, espingardas e revólveres especialmente os de calibre 22 e 38 foram as armas mais entregues pela população, na campanha que completou um mês na quinta-feira (17). Para o coordenador estadual da campanha, Anderson Garcia, o número de armas entregues superou as expectativas. "Esperávamos chegar nas 100 armas entregues até o final do ano e em um mês de campanha nós já atingimos essa meta".

As regiões com maior volume de entregas foram Pontes e Lacerda (18), Água Boa (15), Cuiabá (14), Porto Alegre do Norte (14) e Tangará da Serra (10). Os municípios de Juína, Rondonópolis, Sinop, Várzea Grande, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Vila Bela da Santíssima Trindade e Cáceres também receberam armas nos postos fixos e volantes.

Garcia atribui as novas regras da campanha à facilidade de entrega das armas, à publicidade e à conscientização da população com a grande participação dos mato-grossenses. "A campanha está com uma boa aceitação da população, apoio das organizações que se preocupam com a violência como a Associação dos Familiares das Vítimas da Violência e o empenho dos policiais na execução dessa campanha".

Para Garcia, cada arma entregue é um ganho para a segurança pública e para a sociedade. "A população está começando a enxergar que ela não pode se nivelar a um criminoso que anda armado. Fora isso, é um ganho para a segurança pública não ter mais uma arma que pode ser um produto de roubo ou furto ou de parar no mercado negro na qual poderíamos ser vitimas delas".

A Campanha do Desarmamento acontece simultaneamente com postos fixos e itinerantes. Cada um dos postos conta com pelo menos dois policiais cadastrados no Ministério da Justiça para atuar no recebimento das armas. Ainda sobre a campanha Anderson lembra que "retirar uma arma de circulação é uma vida que você está salvando".

O cidadão receberá, no ato da entrega voluntária da arma, um protocolo, gerado pelo Sistema "Desarma", da Polícia Federal, com qual poderá receber o valor da indenização correspondente a entrega da arma de fogo, em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

O valor do reembolso varia entre R$ 100 e R$ 300 para cada arma de fogo, dependendo do tipo e calibre. Além do reembolso a campanha garante o anonimato para quem entregar a arma. "Uma das coisas que vem atraindo a população são os valores das indenizações e o anonimato", garante o coordenador da campanha em Mato Grosso, delegado Anderson Garcia.

Quem for entregar sua arma de fogo nos postos de recolhimento das polícias Civil e Militar em Mato Grosso deve se atentar em estar munido da Guia de Trânsito, que pode ser emitida pela internet, no site da Policia Federal, por meio do link http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/guia-de-transito-de-arma-de-fogo

Em Mato Grosso, 17 municípios possuem unidades de Segurança Pública credenciadas para o recebimento de armas de fogo. São 14 unidades da Polícia Civil, 10 comandos da Polícia Militar, além de cinco delegacias da Polícia Federal e oito delegacias da Polícia Rodoviária

Em Cuiabá e Várzea Grande as armas podem ser entregues nos seguintes locais: Central de Ocorrências da Polícia Civil (avenida tenente coronel Duarte, nº 1044, bairro Centro, Cuiabá); Comando Regional I da Polícia Militar (avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 6135, bairro Novo Paraíso, Cuiabá); Central de Ocorrências da Polícia Civil de Várzea Grande (avenida Filinto Muller, nº 147, bairro Aeroporto) e Comando Regional II da Polícia Militar (avenida Filinto Muller, nº 538, bairro Centro, Várzea Grande).

No interior do Estado as armas podem ser entregues nas delegacias e comandos regionais das polícias Civil e Militar dos municípios de Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juína, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/68056/visualizar/