Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Novembro de 2011 às 04:02
Por: Welington Sabino

    Imprimir


Índios das etnias Cinta larga e Araras continuam ocupando a usina hidrelétrica Dardanelos, em Aripuanã (1.002 km a noroeste de Cuiabá) invadida na madrugada de segunda-feira (21). A invasão, a segunda somente neste ano, foi uma forma dos índiso pressionarem a empresa Energética Águas da Pedra, que constrói a usina a cumprir acordos de ressarcimento de danos ambientais causados ao indígenas com a construção do empreendimento. A empresa retirou os operadores da unidade para evitar que fossem feitos de reféns como já ocorreu em outras invasões.

A presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Brasília enviou nota pedindo aos indígenas que desocupem a usina, pois há ações que vem sendo implementadas pela empresa Água da Pedra. Na nota, é citado o custeio de cursos de graduação universitária para cinco estudantes Arara, que ocorre desde julho deste ano. Construção de sede da Associação Pasapkareej do povo Cinta larga, e da Associação Yukapkatan do povo Arara, com doação de materiais de informática, em agosto.

Os índios também exigem um pagamento de R$ 50 mil mensais da empresa para pagamento de dívidas de água, energia, internet entre outros, além de 2 caminhonetes L-200 e 2 veículos Fiat Uno.





Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/68084/visualizar/