Marlão sugere que eventos tenham serviço de pronto atendimento
O suplente de vereador Marlão Damaceno, que está por 30 dias no lugar da 1ª secretária Leozenir Severo, propôs ao Poder Executivo, durante a última sessão ordinária, que os eventos realizados em Sinop, que tenham grande circulação de pessoas, bem como as feiras livres, tenham um serviço de pronto atendimento, para casos de urgência e emergência.
Em indicação encaminhada ao prefeito Juarez Costa e ao secretário Municipal de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima, Marlão sugere um projeto para que o Município implante o Serviço de Pronto Atendimento Emergencial.
O objetivo do vereador é que o serviço seja prestado enquanto as pessoas - sobretudo adultos e idosos - fazem compras e desfrutam do lazer. Conforme a matéria, o serviço comprenderá de exames e indicações médicas simples que visem diminuir a necessida de atendimentos nos hospitais e postos de saúde, cuja demanda a ser suprida é sempre do atendimento mais urgente e que exige mais cuidados.
“A orientação, assistência e o atendimento preventivo visam a diminuição, a médio prazo, da alta demanda de busca por hospitais e postos de saúde, pois a população com uma vida qualitativa mais elevada vai procurar menos os atendimentos emergenciais e saberá controlar os males acarretados pelas variações de temperatura, stress urbano e genética”.
A sugestão do vereador é que o Serviço de Pronto Atendimento Emergencial seja executado de acordo com os dias e os horários pré-definidos das maiores feiras existentes na cidade; com profissionais da área de saúde tendo o objetivo de atender, ouvir, orientar e assistir as pessoas que por ali transitam. O Serviço será desenvolvido por equipe multiprofissional composta por, no mínimo, um enfermeiro e, a critério do Município, por um médico.
“Além disto, esse projeto tem função social, que é a de atender as populações mais carentes, de maneira mais rápida e pontual, indicando as pequenas alterações que podem acarretar doenças ou problemas médicos maiores”, salienta o vereador.
Indicação é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira.
Comentários