Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 17 de Novembro de 2011 às 15:34

    Imprimir


 Dep. Wagner Ramos - PR
Dep. Wagner Ramos - PR

O governador Silval Barbosa (PMDB) garantiu ajustes e redirecionamento de ações para melhorar a situação da grande maioria dos municípios mato-grossenses e a vida dos seus respectivos prefeitos. As medidas foram anunciadas no meio da tarde da última 4ª feira (16) aos deputados republicanos Wagner Ramos e Mauro Savi, ao presidente da Assembleia, José Riva (PSD), e aos prefeitos de 13 municípios do Consórcio Intermunicipal do Alto do Rio Paraguai.

De acordo com Silval, em 2011 o governo teve “problemas de toda ordem”, principalmente relacionados ao orçamento. “Ele foi superestimado e aprovado com uma margem excedente de 15% em relação à realidade do período”, lamentou. Entre as ações anunciadas estão: “reajustar os consórcios; revigorar o programa de óleo diesel; e encontrar, já a partir do início de 2012, a fórmula que reverta as deficiências na saúde”.

Vice-líder do governo na AL, Wagner Ramos aposta nos resultados futuros das medidas apresentadas durante o encontro, para reduzir o distanciamento entre governo e municípios. Essa realidade e o “sentimento de abandono” também foram citados por Riva e pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá. “Existe uma demanda e o que pretendemos é estar mais perto do governo e a AMM o auxiliando na busca de soluções para esse impasse”, disse Meraldo.

Os prefeitos concordaram que houve melhorias, mas alertaram que o “gargalo” da Saúde na região está na regulação. Ao receber uma relação de deficiências existentes, o governador disse que – no caso das pontes – vai priorizar as ligações das cidades; tentar em todas as instâncias possíveis a liberação de madeiras apreendidas e discutir com a Assembleia ajustes para o orçamento, revigorando-os com recursos da reserva de contingência.

Entre as necessidades apresentada ao governo, o presidente do Consórcio Intermunicipal do Alto do Rio Paraguai e prefeito de Nova Marilândia, Juvenal Alexandrino da Silva, relacionou: manutenção das rodovias não pavimentadas; plano habitacional do Estado para os municípios; pagamento das emendas anteriores; pagamento dos convênios de exercícios anteriores com a Saúde; e pagamento das parcelas atrasadas para o Hospital de Barra do Bugres.

No encontro, estavam representados os municípios de Tangará da Serra, Arenápolis, Santo Afonso, Nortelândia, Nova Olímpia, Denise, Porto Estrela, Barra do Bugres, Nova Marilândia, Diamantino, São José do Rio Claro, Nova Maringá e Alto Paraguai. Após a reunião ampliada, Silval recebeu individualmente cada um dos prefeitos. Também esteve presente ao encontro, o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), José Domingos Fraga Filho. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/68732/visualizar/