Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Novembro de 2011 às 11:41

    Imprimir


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) integra a Campanha de Combate e Prevenção à Dengue de 2011 por meio de ações de Educação Ambiental. A campanha será lançada oficialmente pelo Governo do Estado nesta quinta-feira, às 9 horas, no Salão Nobre "Secretário Cloves Vettorato". A exemplo do que foi realizado este ano no combate às queimadas, a campanha contra a dengue conta com a parceria do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

A superintendente de Educação Ambiental, Lívia Mondin, explicou que os resultados positivos do trabalho desenvolvido em relação ao combate as queimadas serviu como uma espécie de modelo para a campanha contra a dengue. "A ideia, junto com a Secretaria de Comunicação do Estado e os parceiros, é fazer com que outras campanhas sejam desenvolvidas no mesmo formato", salientou.

Em relação ao combate à dengue, a Sema vai atuar na área de Educação Ambiental aproveitando as ações que já são desenvolvidas junto às comunidades, para divulgar as informações necessárias junto à população. "Além disso, as cartilhas e o material educativo serão distribuídos para as 11 unidades regionais do órgão, a fim de que também no interior do Estado os técnicos possam realizar ações educativas", explicou ela.

O trabalho, segundo Lívia Mondin, é fundamental para disseminar entre a população as informações e recomendações da Secretaria de Estado de Saúde. São medidas simples, de prevenção, como manter as caixas d"água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente ou a limpeza das calhas, não deixando que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher os pratinhos de areia, até a borda ou, se não for usar a areia, lavar os pratinhos com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana.

No caso do lixo, todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias devem receber um cuidado especial, sendo colocados em sacos plásticos, bem fechados e fora do alcance de animais, assim como manter as lixeiras sempre bem fechadas e terrenos baldios sempre limpos.

DENGUE - Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na última quinta-feira (10.11), no período de 1º de janeiro a 10 de novembro de 2011 foram notificados 8.939 casos em Mato Grosso. Desse total, 41 foram notificados como casos graves de dengue e, confirmado seis óbitos.

Cuiabá teve nesse período 1.192 casos de dengue notificados, sendo 19 deles graves.

Em Várzea Grande, no mesmo período, foram notificados 329 casos de dengue. Em Sinop a notificação é de 1.855 casos de dengue. E em Rondonópolis, a notificação é de 277 casos da doença.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/68760/visualizar/