Termo de Cooperação entre TCE-MT e UFMT promove desenvolvimento científico e institucional
Com o objetivo de promover o intercâmbio educacional, técnico, científico e cultural, o Termo de Cooperação entre Tribunal de Contas de Mato Grosso e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) completa três anos. Neste período, foram desenvolvidas ações conjuntas, abrangendo atividades nas diversas áreas do conhecimento. A UFMT, através da Fundação Uniselva, vem desenvolvendo pesquisas, diagnósticos, consultorias, cursos de capacitação, seminários nas áreas de tecnologia da informação, programa de estágio e serviços especializados em gestão de processos.
De acordo com o secretário de Gestão do TCE-MT, Manoel da Conceição da Silva conta que “a cooperação veio suprir a demanda do Tribunal de Contas quanto à atualização de conhecimentos específicos”. A primeira área de cooperação com a Uniselva foi na área de tecnologia da informação do TCE-MT, a instituição ofereceu suporte técnico remoto e presencial, análise e desenvolvimento de sistemas próprios e a infraestrutura do ambiente computacional.
O diretor-geral da Uniselva, Cristiano Maciel, explica que “a partir de diagnósticos, a Uniselva elaborou Planos de Trabalho, pautados no Planejamento Estratégico do TCE-MT, a fim de auxiliar o órgão a cumprir com as metas e aprimorar os serviços prestados à sociedade”. O TCE-MT operacionalizou os procedimentos de qualidade em tecnologia de informação, disponibilizou instalações, laboratórios e recursos materiais necessários à execução das atividades que foram propostas pela UFMT.
Entre as ações do Plano de Trabalho, a Uniselva auxiliou a melhoria da gestão de processos internos do TCE-MT e do Ministério Público de Contas. Anualmente, é realizado diagnóstico do perfil dos colaboradores para propor capacitações e pesquisas relacionadas às suas necessidades.
O TCE-MT trabalha com elevados níveis de exigência em segurança de informação, uma vez que é o órgão responsável pela fiscalização de recursos públicos municipais e estaduais. Assim, para atender à crescente demanda dos serviços de tecnologia da informação, foi desenvolvido o projeto “Serviços Técnicos Especializados na área de TI”.
A parceria institucional ainda teve como fruto o projeto “Os conselhos de Políticas Públicas na Efetivação do Controle social”. Trata de curso, na modalidade Ensino a Distância (EaD), voltado aos representantes dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas de Mato Grosso que contou com o apoio de oito tutores que auxiliaram 463 conselheiros inscritos nas discussões dos conteúdos.
Além disso, o órgão de controle externo consolidou-se como uma fonte de informações para o desenvolvimento de pesquisas científicas. Entre os trabalhos que tiveram como fonte de informação do TCE-MT, está o artigo do professor do Instituto de Ciência da Computação e diretor-geral da Uniselva, Cristiano Maciel. Ele apresentou o trabalho "Transparency and Social Control via the Citizen’s Portal: A Case Study with the Use of Triangulation" em conferência internacional da editora Springer, publicado no periódico Lecture Notes in Computer Science (LNCS). O evento tratou de aspectos de sistemas de informação do governo eletrônico. A cada ano o evento reúne especialistas de universidades, da administração pública e indústria para discutir sistemas de informação de governo. O trabalho pode ser acessado pelo link:
http://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-642-40160-2_10
Comentários