O Ministério Público do Ceará denunciou nesta quarta-feira (9), Dia do Combate à Sonegação Fiscal, sonegação de R$ 202 milhões desde o início do ano. O número foi apresentado pelo promotor de Justiça Nelson Gespeira, com base em dados da Delegacia de Crimes na Ordem Tributária e Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará.
Somente em novembro são 17 denúncias de sonegação que somam R$ 19.193.506,14, de acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual (MP-CE).
As denúncias envolvem 17 empresas e 26 envolvidos. Os suspeitos podem responder por crimes tributários e formação de quadrilha. Nelson Gespeira explica que a legislação prevê o pagamento dos valores sonegados, com juros e multas, para evitar responder uma ação penal.
O promotor afirma que as denúncias visam iniciar ações penais contra 26 pessoas ligadas a empresas do estado. Também foram formulados pedidos de sequestro de bens móveis e imóveis dos denunciados para garantir o ressarcimento aos cofres públicos.
A operação de combate a sonegação faz parte de uma ação nacional, envolvendo Ministério Público de 22 unidades federais e Ministério Público da União.
Comentários