Repórter News - reporternews.com.br
Aeroportos do interior do estado estão recebendo recursos para ver se pelo menos conseguem receber voos noturnos e dar algum conforto aos usuários
Aeroportos de Mato Grosso em obras
O Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), vai ser ampliado e receber melhorias. O Governo do Estado obteve R$ 8 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Prodetur - Programa de Desenvolvimento do Turismo -, para ampliação da pista e do pátio de manobras, mais a aquisição de aparelho de raio-X para bagagens e de uma esteira para o terminal de passageiros.
O Aeroporto Maestro Marinho Franco deve ser uma alternativa para o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, de Cuiabá, durante a Copa do Mundo de 2014.
Atualmente duas companhias aéreas operam em Rondonópolis, com quatro voos diários cada, usando aeronaves que transportam até 80 passageiros - e uma terceira companhia aguarda autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para começar a operar. São Paulo, Campo Grande, Curitiba, Cuiabá, Marília, Maringá, Araçatuba e São José do Rio Preto são os destinos oferecidos no terminal.
Segundo o Governo do Estado, a empresa contratada, SSM Consultoria, Projetos e Construções, deve terminar o projeto de ampliação até o final do mês de novembro – e o início da licitação da obra será realizado ainda em dezembro de 2011. A obra, por sua vez, ficaria pronta em dezembro de 2012.
Com a ampliação da pista de pouso e decolagem de 1.850 metros de comprimento e 30 m de largura para 2.260 m de comprimento e 45 m de largura, as companhias passarão a utilizar aeronaves com até 150 lugares. O pátio passaria de 9.000 m² para 24.000 m². Hoje o aeroporto não conta com esteira de bagagem, dificultando a espera pela bagagem. Já a instalação de um raio-x de bagagens de mão propiciará maior segurança.
Entre embarques e desembarques, o movimento no aeroporto de Rondonópolis em 2009 foi de 20.497 passageiros e, em 2010, de 19.514. (Com Assessoria)
O Aeroporto Maestro Marinho Franco deve ser uma alternativa para o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, de Cuiabá, durante a Copa do Mundo de 2014.
Atualmente duas companhias aéreas operam em Rondonópolis, com quatro voos diários cada, usando aeronaves que transportam até 80 passageiros - e uma terceira companhia aguarda autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para começar a operar. São Paulo, Campo Grande, Curitiba, Cuiabá, Marília, Maringá, Araçatuba e São José do Rio Preto são os destinos oferecidos no terminal.
Segundo o Governo do Estado, a empresa contratada, SSM Consultoria, Projetos e Construções, deve terminar o projeto de ampliação até o final do mês de novembro – e o início da licitação da obra será realizado ainda em dezembro de 2011. A obra, por sua vez, ficaria pronta em dezembro de 2012.
Com a ampliação da pista de pouso e decolagem de 1.850 metros de comprimento e 30 m de largura para 2.260 m de comprimento e 45 m de largura, as companhias passarão a utilizar aeronaves com até 150 lugares. O pátio passaria de 9.000 m² para 24.000 m². Hoje o aeroporto não conta com esteira de bagagem, dificultando a espera pela bagagem. Já a instalação de um raio-x de bagagens de mão propiciará maior segurança.
Entre embarques e desembarques, o movimento no aeroporto de Rondonópolis em 2009 foi de 20.497 passageiros e, em 2010, de 19.514. (Com Assessoria)
Fonte:
Do DC
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/70268/visualizar/
Comentários