Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 01 de Novembro de 2011 às 19:46
Por: KATIANA PEREIRA

    Imprimir


Ednilson Aguiar/Secom-MT
Durante a piracema, fica proibida qualquer atividade de pesca profissional, inclusive o uso de redes
Durante a piracema, fica proibida qualquer atividade de pesca profissional, inclusive o uso de redes

Começa nesta terça-feira (1) o período de defeso da Piracema em Mato Grosso, nos rios da Bacia Hidrográfica do Araguaia. No próximo sábado (5), o defeso se estende aos rios das Bacias Hidrográficas do Amazonas e do Paraguai. A proibição da pesca é válida até o dia 28 de fevereiro de 2012.

A piracema é a fase reprodutiva do ciclo de vida dos peixes e representa a renovação e manutenção dos estoques pesqueiros nos rios. Todos os anos, peixes fazem um longo percurso, vencendo os obstáculos naturais, e lutando para vencer também a pesca predatória, feita clandestinamente com armadilhas, redes, tarrafas, puçás e outros artifícios utilizados por pescadores.

Cabe lembrar que a Polícia Ambiental de Mato Grosso aumentou as fiscalizações, inclusive, no comércio de pescado. O trânsito de embarcações em áreas de reserva de recursos pesqueiros deve ser interrompido nesta época.

Os estoques de peixe in natura devem ser declarados ao órgão estadual do Meio Ambiente. A quantia máxima de captura nos rios por pescador varia de acordo com a região. Na maioria dos locais, é de 3 kg para subsistência e só podem ser adquiridos por meio de vara de pesca.

Durante a piracema, fica proibida qualquer atividade de pesca profissional, inclusive, o uso de redes, tarrafas, covos e outras armadilhas. Os pescadores amadores somente pescar usando vara simples, com molinete ou carretilha. Além disso, é necessário limitar a quantidade de peixes embarcados, assim como obedecer rigorosamente o tamanho mínimo de captura.

Em Mato Grosso, três bacias hidrográficas serão fiscalizados, compreendendo 53 rios, 13 baías e sete saltos, em 12 municípios.

Serão fiscalizados os principais rios das bacias hidrográficas do Paraguai: Araguaia, Cuiabá e Manso, além do Piquiri, São Lourenço, Pirigara, Paraguaizinho, Santana, Sepotuba e outros, totalizando 23 rios, 13 baías, quatro saltos e uma lagoa.

Da bacia hidrográfica Amazônica, serão fiscalizados os rios Teles Pires, Juruena e Arinos -, além dos rios Xingu, Culuene, Rio Verde, Guaporé, Ronuro e outros, num total de 22 rios, três saltos e uma corredeira; da bacia hidrográfica do Araguaia - Tocantins, os rios Araguaia e das Mortes, além dos rios Garças, Diamantino, Cristalino, Tapirapé e outros, num total de oito rios.

Campanha educativa

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) pretende mobilizar outras secretarias para realizar uma ação para uma grande ação integrada, em todo o Estado de Mato Grosso.

A Sema lança, na próxima sexta-feira (4), a Campanha Educativa do Período de Defeso - Piracema 2011/2012, no município de Barão de Melgaço (113 Km ao Sul de Cuiabá), às 9h.

No evento, será apresentado o plano de atividades para o período, especialmente as ações ligadas às Superintendências de Biodiversidade, Fiscalização e de Educação Ambiental.

O objetivo do plano é orientar a atuação da secretaria nos principais rios de Mato Grosso. Os agentes fiscalizadores estarão aptos para fazer cumprir a legislação e, se necessário, irão punir os infratores.

Além disso, haverá a realização de pesquisas da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros, da Superintendência de Biodiversidade e Universidade de Mato Grosso (Unemat). A pesquisa faz o acompanhamento no processo de maturação gonadal dos peixes, durante todo o ano.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/70525/visualizar/