Trabalhadores asseguram propostas para Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente
Foi encerrada ontem (27) a Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, realizada desde o dia 25 de outubro, no Cenarium Rural, em Cuiabá. O último dia de evento foi marcado pela eleição dos delegados que participarão da Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (CNETD), que ocorrerá entre os dias 02 e 05 de maio de 2012, em Brasília (DF). Também houve discussão e votação das propostas encaminhadas pelos oito grupos de trabalho.
Na avaliação da secretária geral do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Vânia Miranda, o evento foi importante para avançar na garantia de direitos dos trabalhadores. “Conseguimos aprovar propostas para o fortalecimento da política de valorização do salário mínimo, da organização sindical e do processo de negociação coletiva”, destacou. De acordo com a secretária de Formação Sindical, Marli Keller, o debate foi proveitoso, pois contribuiu para a reflexão sobre posturas e atitudes.
O envolvimento dos segmentos de empregadores, trabalhadores, Poder Público e sociedade civil organizada, segundo a sindicalista, foi fundamental para a conscientização sobre a importância do estabelecimento do diálogo. “O agronegócio é predominante em Mato Grosso e, infelizmente, ainda está muito aquém no sentido de corresponder à melhoria dessa interlocução”, avaliou a secretária de Formação Sindical do Sintep/MT, acrescentando que o fato de os grupos de discussão terem sido formados por representantes de todos os segmentos representa um avanço.
Delegados eleitos - A Central Única dos Trabalhadores em Mato Grosso (CUT/MT) teve a representação de 30 delegados na etapa estadual, sendo que 17 destes são do Sintep/MT. Para a etapa nacional, a Central será representada pelo presidente do Sindicato dos Bancários em Mato Grosso (SEEB-MT), João Dourado, enquanto pelo Sintep/MT participarão Marli Keller e a presidente da subsede de Nova Canaã, a 696 km de Cuiabá, Régia Cristina Pires. “A delegação das duas entidades está de parabéns pelo empenho e dedicação do início ao fim, com contribuição qualificada e intensa”, salientou Marli Keller.
Realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE/MT), a Conferência abordou quatro eixos temáticos: Princípios e direitos, proteção social, trabalho e emprego, e fortalecimento dos atores tripartites e do diálogo social. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) Nacional elaborou, em 2007, a Agenda dos Trabalhadores pelo Desenvolvimento com Distribuição de Renda e Valorização do Trabalho. O documento sistematizava um conjunto de propostas dos trabalhadores para o desenvolvimento dos brasileiros e parte dessas propostas estão presentes nos eixos temáticos da CNETD.
Comentários