Pátio acompanha Silval Barbosa na viagem entre Rondonópolis a Mimoso
O prefeito Zé Carlos do Pátio fez questão de acompanhar o Governador do Estado, Silval Barbosa, durante a viagem entre Rondonópolis até o Distrito de Mimoso, no município de Santo Antônio do Leverger. Uma comitiva partiu no sábado (22), pela manhã passando pelo Distrito de Fátima de São Lourenço numa expedição pela Rota da Integração, região onde será construída a MT-040, a chamada Estrada Verde. Os participantes percorreram trechos da MT-270 e estradas alternativas, passando por atoleiros, pontes de madeira e por dentro de córregos, por cerca de 110 Km.
O objetivo da construção da MT - 40 é traçar uma linha reta para diminuir o caminho para 70 km e facilitar o acesso até a comunidade. Além das belezas naturais da região pantaneira, que atrai turistas do mundo todo, Mimoso é a terra do patrono das telecomunicações, Marechal Cândido Mariano Rondon. No entanto, é um local que sofre com o isolamento pelas dificuldades de acesso, principalmente na época das chuvas.
Emocionado por conhecer a cidade natal do militar que emprestou o nome a Rondonópolis, Pátio garantiu que a pavimentação vai promover o desenvolvimento econômico da região ao interligar a capital mato-grossense, Cuiabá, à cidade pólo da região sul. “Além disso, o governador anunciou a aplicação de recursos para concluir a obra do Memorial Rondon”, disse.
Para a obra da MT-040, Silval Barbosa estuda a possibilidade de conseguir investimentos com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e emendas parlamentares - mais a parte do Estado, em torno de R$ 15 milhões. “Você só consegue desenvolver uma atividade turística se levar infraestrutura para a região. Mas, além de trazer desenvolvimento no turismo, vamos melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem na região do Pantanal”, afirmou Silval Barbosa.
Para a conclusão das obras do Memorial Rondon, a Secretaria de Estado de Turismo conseguiu por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), R$ 3,5 milhões. A secretária de Estado de Turismo, Teté Bezerra, explica que essa obra faz parte de um grande projeto do Governo do Estado que visa desenvolver o turismo em diferentes destinos mato-grossenses.
A comitiva do Estado contou com as presenças do vice-governador Chico Daltro, secretários Teté Bezerra (Desenvolvimento do Turismo), Francisco Vuolo (extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes), Osmar de Carvalho (Comunicação Social), Arnaldo Alves (Transporte e Pavimentação Urbana) e o coronel PM Antonio de Moraes (Casa Militar), dos deputados federais Wellington Fagundes e Carlos Bezerra, secretários adjuntos, o ex-governador do Rotary Clube, Elmo Bertinetti, um dos idealizadores do projeto da rota alternativa pela MT-040.
Participaram ainda da expedição, os deputados estaduais Nininho, Sebastião Resende, Arai Fonseca, Emanuel Pinheiro e J. Barreto, prefeito de Barão de Melgaço, Marcelo Ribeiro, presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio do Leverger, Ugo Padilha, secretários municipais, representantes da Associação de Transportadores de Cargas (ATC), Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (Acir), sindicatos da Indústria, imprensa, empresários e entidades de classe.
Comentários