Popularização da ciência é alvo da Semana de Tecnologia
A popularização da ciência é o foco da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada de 23 a 25 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Esta será a oportunidade da população conhecer os trabalhos desenvolvidos pela academia e ter acesso à tecnologia produzida pelas universidades. Uma das atrações é o curso de robótica, que será ministrado por alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul.
O secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Bastos, frisa que o seminário vai permitir que a população veja de perto os resultados dos investimentos em pesquisa e tecnologia e o compromisso social de mestres e doutores com o estado. “Vamos trazer a 3M, uma empresa inovadora que começou com lixa para carros e agora é uma multinacional com registro anual de 50 novas patentes”, destacou.
A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel) participar com um esportista do Voleibol, que ministrará uma palestra. “O vôlei é o esporte com maior aplicação de tecnologia no país. O Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ), revela o quanto a tecnologia é importante no esporte de alto rendimento”, comentou o titular da pasta, Ananias Martins Filho. Ele aguarda a definição do Banco do Brasil, patrocinadora oficial da Seleção Brasileira de Voleibol, para a liberação de um dos jogadores.
O diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Flavio Teles Carvalho da Silva, disse que alunos das escolas que estiverem presentes no evento podem ter a curiosidade estimulada pelas inovações. “Mais tarde, eles podem se tornar futuros pesquisadores”, observou.
Comentários