Em Pernambuco, os alunos da rede pública estadual que conseguirem uma boa performance no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão premiados com uma vaga no Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores (CNH Popular). Ou seja, os estudantes terão mais um motivo para investir nos estudos: a possibilidade de ter a carteira de motorista gratuita.
O Decreto nº 37.270, assinado pelo governador Eduardo Campos nesta semana, garante automaticamente aos três primeiros colocados de cada uma das 727 escolas da rede estadual uma vaga para obter a habilitação de motorista. O decreto começa a valer a partir do dia 1º de novembro.
Com o decreto, o programa passa a destinar 15% de suas vagas para os primeiros três alunos que foram melhor colocados no Enem de cada escola da rede estadual.
O secretário de Educação, Anderson Gomes, destaca que é essa é uma ação que busca qualificar os jovens. "A partir do momento que eles se sentem valorizados, cresce a motivação e a vontade de ter uma vida ainda melhor. E, para isso, eles terão sempre que estar próximos da educação", afirmou.
Recorde de inscritos
Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.
A partir do resultado da prova do Enem, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de todo o País. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é preciso ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública.
Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011
Comentários