Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 18 de Outubro de 2011 às 13:40

    Imprimir


A agricultura familiar será impulsionada na região Sudeste do Estado com a Estação Meteorológica recém inaugurada em Alto Araguaia (420 km de Cuiabá). O novo equipamento será fundamental no planejamento agropecuário, no desenvolvimento de projetos de irrigação, adequação de tratos fitossanitários, caracterização climática, auxílio à pesquisa científica em diversas áreas e elaboração de boletins das condições meteorológicas para finalidades específicas, perícias judiciais e projetos na área de engenharia.

Além disso, a Estação Meteorológica dará dados da temperatura instantânea: máxima e mínima, umidade relativa do ar, temperatura do ponto de orvalho, pressão instantânea, velocidade do vento: direção e rajadas; radiação e precipitação. A nova estação disponibilizará informações meteorológicas em tempo real para a previsão de tempo e que darão grande apoio à Agricultura e o Agronegócio, à Defesa Civil e para recursos
hídricos.

O equipamento é composto de uma unidade de memória central, ligada a vários sensores das variáveis meteorológicas, e integra os valores observados minuto a minuto e os corrigem automaticamente a cada hora. O secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), José Domingos Fraga Filho, ressalta que a Estação Meteorológica é de suma importância. "Os oito municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Guiratinga, Itiquira, São José do Povo e Tesouro vão ser beneficiados e terão informações consistentes em tempo real para desenvolver várias culturas. Gostaria de parabenizar o empenho da Prefeitura na consolidação deste sonho e a parceria com o Inmet".

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Alto Araguaia, Dimas Gomes Neto, reforça que qualquer pessoa pode ter acesso aos dados. Basta acessar o site do Inmet (www.inmet.gov.br/sonabra/maps), e procurar o município de Alto Araguaia na relação. "É preciso tomar o cuidado com o horário do site, uma vez que os dados são apresentados em Tempo Universal (Coordenada de Tempo Universal, com referência no Meridiano de Greenwich, Inglaterra), que correspondem à três horas a mais em relação ao horário de Brasília", reforça.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/72223/visualizar/