O Governo Federal deve criar uma linha de crédito para os produtores rurais
Geller garante que solução para endividamento agrícola sai ainda este ano
O governador Silval Barbosa deve se encontrar com o ministro da Agricultura, , ainda esta semana para tratar do endividamento agrícola de Mato Grosso.
De acordo com o deputado federal Neri Geller (PP), que discutiu o assunto com Silval na última quinta-feira (13), o governo do Estado elaborou uma proposta, através da Casa Civil, para que o Governo Federal crie uma linha de crédito para financiar as dívidas dos produtores rurais que se acumularam entre 2004 e 2006. “Esse passivo de dívida foi se acumulando até 2008, o governo foi alongando”, observou o deputado.
O governador e a bancada federal irá apresentar o projeto no encontro com o ministro. A ideia, segundo Geller, é encontrar uma linha de crédito através de incentivos fiscais. “É abrir uma linha de crédito para que o produtor não pague impostos sobre esses títulos podrees, ou seja, esse passivo de dívida que ficou para trás”, explicou. Segundo ele, a medida será garntida através de Medida Provisório ou Projeto de Lei.
A situação dos produtores de Mato Grosso vem se arrastando, segundo Geller, desde 2004, quando houve uma grande expansão das atividades agrícolas por causa do fácil acesso ao crédito. “Houve um endividamento muito grande, depois, com a crise de 2006 o governo alongou esse débito e criou-se esse passivo”, explica o parlamentar.
Geller prevê que os encaminhamentos do Governo Federal para resolver a questão do endividamento serão concluídos ainda este ano. “É preciso acelerar esse processo, pois o produtor está prejudicado, fica até sem poder trabalhar”, finalizou.
Comentários