Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 16 de Outubro de 2011 às 21:13

    Imprimir


A opinião dada ao Terra pelo superintendente executivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marcus Vinícius Freire, de que o Pan-Americano de 2007 representou um "novo marco" em termos de organização do evento, é compartilhada pela Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa). Segundo a entidade, o México ergueu 17 instalações a mais que o previsto para organizar os Jogos de Guadalajara 2011 inspirado pela envergadura da competição do Rio de Janeiro.

Neste domingo, o diário local El Informador faz um balanço da infra-estrutura do evento e relembra o dia 28 de maio de 2006, quando os mexicanos apresentaram à Odepa o caderno de encargos buscando obter a sede da competição que aconteceria cinco anos depois. Nele se planejava a construção de seis instalações esportivas - número que passou para 23.

Segundo o diretor geral do Comitê Organizador do Pan de Guadalajara (Copag), Carlos Andrade Garín, o motivo é a "mudança total" provocada pelos "grandes Jogos do Rio", realizados com gastos de R$ 3,7 bilhões vindo das esferas municipal, estadual e federal - quase 800% mais que o previsto. Garín afirmou que estava dizendo essas palavras com "todo o coração".

O México, que investiu cerca de R$ 2,6 bilhões no evento - aproximadamente dez vezes mais do que indicava o primeiro caderno de encargos -, previa anteriormente utilizar a Universidade de Guadalajara (UdeG) e a Universidade Autônoma de Guadalajara (UAG) como sedes de boxe, ciclismo, pentatlo moderno, taekwondo e tênis de mesa.

Ao final, resolveu construir o Ginásio Multiuso e o Velódromo Pan-Americano para as modalidades. Já o tênis, que estava previsto para o clube Atlas Colomos, será disputado no recém-construído Complexo Tecel. O Centro Acuático Scotiabank e o Estádio Telmex de Atletismo também não teriam sido erguidos de acordo com o planejamento inicial.

Houve uma mudança significativa também na localização da Vila Pan-Americana, que segundo Garín é superior à do Rio 2007. O objetivo declarado do comitê organizador local é tomar do Brasil o título de "melhor Jogos da história".





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/72453/visualizar/