Agentes de Saúde de Nova Olímpia participaram de mobilização em Brasília
Três Agentes Comunitários de Saúde de Nova Olímpia fizeram parte da caravana matogrossense que participou da Mobilização Nacional em Brasília dos dias 3 a 7 de outubro, cuja finalidade foi defender o Piso Salarial Nacional da categoria que reivindica pelo menos dois salários mínimos mensal.
Sildineya Nery Silva (PSF Centro), Alysson de Camargo Barreto Medrado (PSF Ouro Verde II) e Maria Divina Santos B. Campos (PSF Ouro Verde I) participaram de vigília defronte ao Congresso Nacional, reuniões e audiência Pública com parlamentares e representantes da CONACS, Ministério da Saúde, Ministério do Planejamento, Secretários de Saúdes e da Casa Civil. E ainda visitaram gabinetes dos deputados da Bancada Matogrossense em Brasília.
Eles disseram que toda a movimentação buscou sensibilizar deputados e senadores para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 22, de autoria do presidente da Frente Mista de Apoio aos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias, deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), que entre outras garantias, prevê o piso salarial nacional da categoria de dois salários mínimos. Atualmente, o governo federal repassa incentivo às prefeituras para pagamento de R$ 714.
A caravana matogrossense foi formada por profissionais da saúde das cidades de Vera, Sinop, Nova Mutum, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, São José do Rio Claro, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Comodoro, Porto Estrela, Conquista d´Oeste, Poconé, Cuiabá, Cotriguaçu, Nova Canaã do Norte, Alto Paraguai, Paranatinga e Nova Olímpia.
Comentários