Taques vai a Nova Iorque participar de evento da ONU
O senador Pedro Taques (PDT/MT) viajará na quinta-feira (6/10) para Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde representará o Brasil na 66ª Assembléia Geral das Nações Unidas. Taques participará de diversas comissões, onde debeterá temas sociais, econômicos e políticos. Uma das principais agendas do encontro é a reunião com o tema Financiamento e Desenvolvimento da Comissão de Assuntos e Sociais das Nações Unidas.
Da comissão de Direitos Humanos, o senador irá participar das reuniões sobre responsabilidade criminal de funcionários e especialistas das Nações Unidas em Missão; Alcance e aplicação do princípio da jurisdição universal; e programação das Nações Unidas de Assistência ao ensino, estudo, disseminação e apreciação mais ampla do Direito Internacional.
De acordo com a sua assessoria, o evento acontece durante todo o mês de outubro, sendo os debates separados em seis assuntos macros: comissão de desarmamento, comissão de temas econômicos e sociais, comissão de direitos humanos, comissão de descolonização e outros temas políticos, comissão de orçamento e administração das Nações Unidas e comissão de direito internacional. O senador participará de nove dias de programação.
A abertura oficial da programação aconteceu no dia 21 de setembro com o discurso da presidente da Repúblico Dilma Rousseff (PT). Tradicionalmente o Brasil inaugura a Assembleia Geral por ter sido o primeiro país a aderir a entidade internacional, em 1945.
Antes de viajar, Taques reuniu-se, em Brafsília, com a juíza mato grossense Gabriela Koesh, que atua desde 2009 no comitê que discute justamente a política de proteção a magistrados.
Comentários