Tradicional festa religiosa é realizada na cidade desde 1934. Final de semana também terá romaria fluvial pelas águas do rio Amazonas
Círio de Nazaré deve reunir 200 mil pessoas em Macapá no domingo
Mais de 200 mil pessoas devem participar, no próximo domingo (9/10), da procissão do Círio de Nazaré em Macapá, no Amapá. O evento é realizado na cidade desde 1934 e marca o final da peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Estado. O Círio de Nazaré é a festa religiosa mais importante do Amapá e atrai fiéis de várias regiões do País.
As atividades religiosas começam já na sexta-feira (7/10), com o Círio Rodoviário. No sábado pela manhã, será realizada a romaria fluvial nas águas do Rio Amazonas e o Círio dos Ciclistas. No domingo, dia do encerramento dos festejos, será realizada uma missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima e, em seguida, a tradicional procissão do Círio de Nazaré pelas ruas da cidade até a antiga catedral de São José, num percurso de 3,5km de extensão.
Em sua 77ª edição, o Círio deste ano tem como tema "Maria, Mãe da Nova Criação". A peregrinação da imagem da santa começou em 12 de setembro, no Palácio do Setentrião, sede do Governo do Amapá. Durante os dois meses em que ficou em exposição, a imagem atraiu mais de 12 mil pessoas em celebrações e orações.
Conhecida como a "Rainha da Amazônia", Nossa Senhora de Nazaré é padroeira de toda a região Norte e muito tradicional também na cidade paraense de Belém. A tradição do Círio de Nazaré no Estado do Amapá vem do vínculo com o vizinho Pará, do qual se desmembrou em 1943.
PROGRAMAÇÃO – CÍRIO DE NAZARÉ (MACAPÁ-AP):
Sexta-feira – 7 de outubro – Círio Rodoviário
Motoristas acompanham a imagem da santa de Macapá até o município vizinho de Santana, num total de 10 km. A chegada à Paróquia de Sant’anna está marcada para as 19h.
Sábado – 8 de outubro – Romaria Fluvial
A Romaria Fluvial começa às 9h da manhã, após a reza do terço na matriz Nossa Senhora de Fátima, em Macapá. Centenas de embarcações navegam com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelo Rio Amazonas, em direção à rampa do bairro Santa Inês, em Macapá.
Em seguida, começa o Círio dos mototaxistas e dos ciclistas, às 11h30, na rampa do bairro Santa Inês, com a imagem sendo conduzida até a Catedral de São José, em Macapá.
Às 19h, na Catedral de São José, o bispo Dom Pedro José Conti celebra uma missa. Em procissão, a imagem percorrerá a rua General Rondon e a avenida Cora de Carvalho, em direção à Igreja de Nossa Senhora de Fátima.
Domingo – 9 de outubro – Missa do Círio de Nazaré
A missa será realizada na Igreja Nossa Senhora de Fátima, a partir das 7h30. Após a celebração religiosa, ocorre a tradicional procissão do Círio de Nazaré rumo à antiga catedral de São José.
Comentários