Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 04 de Outubro de 2011 às 10:03
Por: GILSON NUNES

    Imprimir


O analista de sistemas do órgão mato-grossense, Ricardo Jacobina, que também acompanhou a equipe técnica da entidade, ressaltou que o Estado de Santa Catarina foi o único Estado a manifestar a possibilidade de cumprir as determinações da portaria, mas, de maneira parcial até o final de 2012.  
 
Com a finalidade de criar um plano de contas único para todos os estados brasileiros, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) vem realizando parcerias entre os vários estados, no sentido de buscar soluções para problemas comuns entre os órgãos públicos federal, estadual e municipal. O Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat), a convite da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), participou da última reunião realizada pelo Conselho Nacional de Políticas Fazendária (Confaz), no Rio de Janeiro, na semana passada.

As reuniões, que ocorrem trimestralmente, estão acontecendo em função da Portaria 467/2009, da STN, que estabelece a todos os estados brasileiros devem adequar seus planos de contas, de forma que eles possam falar a mesma linguagem contábil, tanto na área orçamentária, quanto financeira, dentro da administração pública em geral. 
 
Antes do início dos trabalhos do Confaz, representantes contábeis dos órgãos se reúnem, em particular, para fazer um levantamento dos problemas que eles têm em comum e, assim, fazer com que esses problemas passam a servir de insumos para a construção de uma solução única para todos. Essa reunião que antecede a Confaz é denominada pelos organizadores do evento de Pré-Confaz.

Numa análise simples, mas objetiva, o diretor de relacionamento com clientes do Cepromat, Djalma Soares, revelou que Mato Grosso, através do Sistema Integrado de Planejamento, contabilidade e Finanças (FIPLAN) desenvolvido em 2006, é o único Estado brasileiro que possui infraestrutura suficiente para atender as exigências da portaria 467/2009, do STN.

O analista de sistemas do órgão mato-grossense, Ricardo Jacobina, que também acompanhou a equipe técnica da entidade, ressaltou que o Estado de Santa Catarina foi o único Estado a manifestar a possibilidade de cumprir as determinações da portaria, mas, de maneira parcial até o final de 2012. Conforme o analista de tecnologia da informação, o restante da adequação no plano de contas dos catarinensses só será possível se tudo correr bem conforme seus anseios, sendo que essas fases serão apresentadas nos anos posteriores. “O que mais incide nos Estados brasileiros é a falta de infraestrutura dos mesmos, o que, de certa forma, levaria mais tempo para fazer os ajustes em seus sistemas financeiros contábeis”, concluiu Ricardo Jacobina.

A próxima reunião da Confaz está prevista para acontecer em dezembro, na mesma capital carioca, informou Ricardo Jacobina.





Fonte: Cepromat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74068/visualizar/