Durante a sessão, grupos de dança do CTG fizeram apresentações durante a sessão, em agradecimento à homanegem
Hedvaldo Costa homenageia CTG Estância da Amizade
Como reconhecimento ao povo gaúcho que colonizou a região Norte de Mato Grosso, o vereador Hedvaldo Costa prestou uma homenagem ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Amizade, durante a última sessão ordinária. O parlamentar encaminhou uma moção de aplauso ao CTG, que foi aprovada por unanimidade.
“Além de ter colonizado essas terras, o povo gaúcho, que vive aqui até hoje, nos ensinou grandes exemplos de civilidade, respeito e trabalho”, explicou o vereador, que compareceu à 33ª Sessão Ordinária vestindo um lenço vermelho no pescoço, em alusão ao dia 20 de setembro, quando foi comemorado o Dia do Gaúcho, pelo início da Revolução Farroupilha, no dia 20 de setembro de 1835. Na mesma noite, grupos de dança do CTG fizeram apresentações durante a sessão, em agradecimento à homanegem.
“O mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas, os mais diversos segmentos sociais - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. No dia 20 de setembro de 1835, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha”, salientou.
Essa data e esse fato ficaram registrados na história dos sul-riograndenses como o início da Revolução Farroupilha. O movimento revolucionário teve duração de aproximadamente dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos. “Essa é uma história de luta em defesa não só do povo gaúcho, mas sim, em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária, lembrada e seguida até hoje pelos Centros de Tradições Gaúchas”, disse o vereador.
VEJA AS FOTOS NO LINK: http://www.camarasinop.mt.gov.br/?mega=noticia&cod=1065
Comentários