Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 30 de Setembro de 2011 às 03:05

    Imprimir


Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) acatou a solicitação da Assembléia Legislativa, enviada por meio do Requerimento 6038/11,  e determinou a suspensão imediata das multas aplicadas aos mototaxistas e motoboys em atuação no estado. As penalidades apostas pelo órgão confrontavam a resolução Nº 356 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que ampliou para agosto de 2012, o prazo para esses profissionais se adequarem as normas de segurança. 

A decisão, segundo ofício encaminhado pelo presidente do Detran, Teodoro Moreira Lopes, foi acatada pelo Conselho Estadual Trânsito (Cetran), órgão consultivo e normativo, e remetida ao Batalhão de Trânsito, para que a emissão de multas seja imediatamente revogada em Mato Grosso. 
 
Entenda- O Código Brasileiro, em seu artigo 139-A, fixa que as motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias somente poderão circular com autorização emitida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito dos Estados e do Distrito Federal e, para isso, deverá o veículo ser registrado na categoria de aluguel, ter instalado protetor de motor “mata-cachorro”, aparador de linha antena “corta-pipa” e que a instalação de dispositivo para transporte de carga seja aquele regulamentado pelo Contran, submetendo a motocicleta a vistorias semestrais. 
 
A normativa veda, ainda, o uso de motofrete para transporte de combustíveis, produtos inflamáveis ou tóxicos, com exceção de gás de cozinha e de galões de água mineral, desde que com o auxilio de “sidecar”- dispositivo anexado a moto, especial para este tipo de transporte. 
 
A regulamentação das profissões de mototaxista e motoboy pela Lei 12.009/09, impõe que, para o exercício destas atividades, o cidadão deverá realizar curso de formação, aprovado pelo Detran e ter, no mínimo 21 anos completos, ser habilitado há pelo menos 2 anos na carteira tipo “A”, e, quando em serviço, estar vestido com colete de segurança próprio.




Fonte: Do GD

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74576/visualizar/