Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 29 de Setembro de 2011 às 16:43
Por: Tauana Schmidt

    Imprimir


Além de ter indicado ao Poder Executivo local, a realização de uma campanha municipal de vacinação anti-rábica em cães e gatos, ainda este ano, o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Sinop, Ademir Bortoli, também sugere a realização de uma campanha anual de esterilização gratuita para controle populacional dos animais.

“No ano passado, já não foi feita essa campanha e ela é de fundamental importância para a saúde de nossos animais de estimação, além dos humanos, que precisam ser protegidos das doenças que são transmitidas do animal para o homem”, Ademir justifica seu pedido para a vacinação animal.

Em relação à campanha de esterilização, o vereador ainda sugere uma campanha de conscientização com os proprietários de animais, sobre ‘posse responsável’. Conforme o anteprojeto de lei sugerido pelo parlamentar, e encaminhado ao prefeito Juarez Costa; ao secretário Municipal de Saúde, Mauri Rodrigues de Lima; à coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Elaine Dione Conceição; e à presidente da Associação Protetora dos Animais do Município de Sinop (Apams), Luciane Pranti Chiarello, a campanha deverá ser desenvolvida sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Sanitária e Endemias.

“A preferência de esterilização será por animais atendidos por associações de proteção animal regularmente constituídas, além de animais pertencentes a pessoas de baixa renda. A esterilização contemplará também a realização de vacinação, caso esta não esteja em dia”, diz o anteprojeto.

A campanha poderá ser realizada em parceria com as associações de proteção animal, com estabelecimentos veterinários cadastradas nos órgãos de vigilância e controle sanitário ou com apoio dos profissionais e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UFMT. Ainda, a sugestão do vereador é para que as castrações sejam realizadas nas dependências dos estabelecimentos veterinários ou em outros locais apropriados designados pelos órgãos de Vigilância Sanitária, devendo contar com mão de obra especializada.

“É importante que a Secretaria Municipal de Saúde, divulgue os locais onde os procedimentos serão realizados gratuitamente e distribua material informativo e educativo sobre a posse responsável de animais, contendo informações sobre vacinação e vermifugação, zoonoses, noções de cuidados com os animais feridos ou enfermos, problemas gerados pelo excesso de população de animais domésticos e às necessidades de controle populacional desses animais, mitos/inverdades que envolvem a esterilização e cuidado pós-operatório e adoção de animais e as formas de participar e colaborar com as ações das associações de proteção animal”, explica o vereador.

Indicação é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74621/visualizar/