Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 29 de Setembro de 2011 às 11:56

    Imprimir


A praia de Florianópolis apontada por muitos como reduto das pessoas mais bonitas da Ilha está transformada. O riozinho que dá nome ao badalado point tomou o acesso à praia após ter seu fluxo alterado. O acidente natural ocorreu na ressaca que atingiu a praia do Campeche, no Sul da Ilha. A solução até o momento é aguardar a própria natureza consertar o estrago.

::: Esta matéria está disponível na íntegra na edição impressa do Diário Catarinense. Clique aqui e confira.

O morador do Campeche Anderson Hernandes ficou impressionado ao ver os efeitos naturais. Ele levou o filho de três anos para brincar e ficou apreensivo.

— Esse lugar é um dos mais visitados. A situação requer uma atenção especial, pois pode ser perigoso para as crianças —  avalia.

O muro de contenção construído após o avanço do mar na Armação intensifica a investida gradual do mar em toda orla. Há 90 dias uma determinação do Ministério Público Federal impede qualquer modificação para amenizar os problemas. O secretário Municipal do Meio Ambiente, José Carlos Ferreira Rauen, avalia que desde 2009 erosões marítimas sistemáticas são observadas no Sul e no Leste da Ilha.

— A composição das praias localizadas na face sul-leste da Ilha é a mais atingida. Os acessos desfeitos naturalmente terão de esperar uma nova ação da natureza para adaptação. Com a recomendação do MPF não podemos realizar nenhuma ação.

O diretor de eventos do estacionamento por onde passam a maioria dos visitantes da praia do Riozinho, Marco Antônio Santos, diz que essa é a primeira vez que a mudança toma proporções tão grandes.

— Estive na Ilha do Campeche na última semana e constatei que a faixa de areia também foi inundada. Nunca havia observado um ação tão expansiva, mas acredito que a própria natureza irá recompor o banco de areia que impedia o desvio da água.

O tubo de ferro, provavelmente um mastro de navio, está na praia há muitos anos e já ficou coberto pelas dunas várias vezes. Agora ele está aparente e toda a areia que estava embaixo foi levada pelo mar. Ironicamente, o grande tubo de ferro ficou como uma ponte sobre o riozinho, mas a utilização improvisada inspira cuidados de quem passa por ele.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/74664/visualizar/