Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 26 de Setembro de 2011 às 23:53
Por: CLEIDE DALTRO

    Imprimir


O Encontro Temático realizado no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km a Oeste de Cuiabá), no último sábado (24.09), atingiu os objetivos propostos ao debater o tema “Direito à Alimentação Adequada e Saudável para Todos”. O assunto vem sendo debatido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-MT), para criação de políticas públicas que ajudem a diminuir a fome e sensibilizem a sociedade sobre a importância da nutrição humana.

A presidente do Consea-MT, Eurípia de Faria Silva, realizou a palestra que abriu o evento, explicando a questão do direito a Alimentação Adequada e Saudável e a Soberania Alimentar, assunto que será um dos eixos estruturantes da IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar.

Os programas do Governo Federal, como o Bolsa Família e a garantia da Merenda Escolar provocaram grandes avanços na alimentação dos brasileiros, entretanto, muitas pessoas ainda se alimentam de forma precária, ocasionando a desnutrição e desencadeando as doenças advindas da ausência de nutrientes no organismo. “Apesar das várias ações que afastaram a fome de muitos lares, muitos ainda precisa ser feito, por isso, precisamos debater o tema com as três esferas de públicas”, disse Eurípia.

Outro assunto abordado na palestra foi a necessidade de fortalecimento da agricultura familiar, setor responsável pela produção da maior parte de alimentos no Estado e no país. Um dos agricultores que participou do evento, Adair Oliveira de Moraes, falou das dificuldades em comercializar os produtos.

“Ainda existe muita burocracia para que o Governo compre nossos produtos. Queremos vender nossa produção para ser utilizada na merenda escolar, mas nem sempre conseguimos, pois existe a exigência da nota fiscal, coisa que muitos produtores de assentamentos quilombolas não possuem”, afirmou Adair.

A presidente do Consea-MT orientou os agricultores para que eles se organizem e procurem os órgãos competentes, uma das maneiras de beneficiar quem produz os alimentos e também auxiliar quem ainda se alimenta de forma precária.

A agricultura familiar é um dos segmentos que serão beneficiados com o Plano Mato Grosso Sem Miséria. O plano será desenvolvido pelo Governo do Estado e terá suporte do Governo Federal para liberação de recursos para os pequenos agricultores. Existe ainda a intenção de melhoria da qualidade de vida do trabalhador rural, com aumento no número de beneficiários dos programas de transferência de renda.

Após a palestra, foram escolhidos dois representantes da região oeste para compor a equipe dos 38 delegados que representarão o Estado na conferência nacional, evento que acontece entre 07 a 10 de novembro. Foram eleitos então, um representante quilombola e um da sociedade civil.

O evento em Vila Bela aconteceu na Câmara Municipal e contou com o apoio da Prefeitura Municipal.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75008/visualizar/