Leilão de Cumbica e Viracopos será em 22 de dezembro
O governo Dilma decidiu realizar os três leilões de privatização dos aeroportos internacionais de Cumbica (Guarulhos), Viracopos (Campinas) e Brasília "no mesmo dia e na mesma hora", em 22 de dezembro, informa reportagem de Valdo Cruz para a Folha.
"Ao optar pelo leilão simultâneo, no mesmo dia e na mesma hora, nosso objetivo é aumentar a competição entre os interessados e garantir o melhor serviço no futuro ao usuário", disse à Folha o ministro Wagner Bittencourt (Aviação Civil).
Para o governo, um modelo de leilões em datas diferentes pode reduzir o número de competidores: o vencedor de um leilão pode desistir de disputar outro, beneficiando seus adversários.
Os editais de licitação serão colocados em consulta pública até o fim do mês e vão conter um "gatilho de investimento" para tentar evitar gargalos e deficiências de serviços nos aeroportos.
Sempre que a capacidade de um aeroporto e/ou sua qualidade de serviço estiverem próximas de atingir um nível considerado de risco, o dono da concessão será obrigado a fazer investimentos.
Comentários