Presente no encontro, Roseli Barbosa, ressaltou o interesse de desenvolver uma gestão descentralizada
Estado e municípios debatem melhorias na prestação de serviços socioassistenciais
A qualificação dos profissionais da Assistência Social e o repasse dos recursos do co-financiamento do Governo do Estado foram alguns dos assuntos debatidos durante reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), realizada no município de Sinop, nesta quarta-feira (21.09).
Reunindo gestores da Assistência Social do Poder Executivo estadual e dos municípios mato-grossenses, o encontro possibilitou a troca de experiências acerca das políticas públicas com foco na melhora da qualidade de vida da população.
"Com o encerramento da ação de monitoramento dos programas socioassistenciais do Governo do Estado, terá início, na próxima semana, o processo de qualificação dos gestores da Assistência Social do Governo do Estado, que será difundido para todas as regiões de Mato Grosso", informou o secretário adjunto de Assistência Social da Setas, José Rodrigues Rocha Júnior, que coordena a CIB na esfera estadual.
Questionado sobre a data do repasse dos recursos do co-financiamento para as atividades desenvolvidas na área da Assistência Social, José Rodrigues informou que a previsão orçamentária é de que a verba seja repassada aos municípios na primeira quinzena de outubro.
Presente no encontro, a primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, ressaltou o interesse de desenvolver uma gestão descentralizada na área da Assistência Social, levando em consideração a realidade de cada município.
Ela destacou ainda que, na condição de vice-presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Assistência Social (Fonseas), tem atuado no sentido de assegurar mais recursos para o investimento na estruturação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), considerados a porta de entrada para os usuários dos serviços do Sistema Único da Assistência Social (Suas).
"Estamos confiantes de que com a sanção do projeto de Lei que cria o Sistema Único da Assistência Social, que, entre outros benefícios, torna obrigatório o repasse dos recursos federais diretamente aos municípios, em breve, teremos uma significativa melhora no atendimento dos usuários da Assistência Social. Essa é uma das nossas frentes de atuação nas articulações junto ao Governo Federal", avaliou Roseli Barbosa.
Para a secretária de Assistência Social de Sinop, Ivone Costa, o fato da reunião da CIB ter sido realizada no interior do Estado é mais uma demonstração de que o atual governo é municipalista.
"Mato Grosso só tem a ganhar com esta prática adotada pelo governo Silval Barbosa de descentralizar as ações de governo, valorizando os municípios do interior e facilitando o acesso aos eventos e programas", pontuou Ivone.
CONFERÊNCIA
Ainda nesta quarta-feira, Roseli Barbosa participa, às 19 horas, da solenidade de abertura da IX Conferência Estadual da Assistência Social, que proporcionará o debate de políticas públicas na área da Assistência Social.
Realizado pelo Conselho Estadual da Assistência Social (Ceas-MT), em parceria com o Governo do Estado, o evento segue até a próxima sexta-feira (23), no município de Sinop.
Comentários