Social atende mais de 200 idosos no Grupo Plenitude em Denise
A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Denise desenvolve um trabalho de inserção de idosos na sociedade, com diversas atividades objetivando assegurar melhor qualidade de vida, numa verdadeira interação social, com pessoas da mesma faixa etária.
De acordo com a Secretária de Assistência Social, ao participar proporcionar a participação no grupo, percebe-se a mudança na vida dos idosos, não apenas fisicamente, mas, principalmente na sua relação e presença no mundo.
O Grupo de Convivência Plenitude, atende hoje mais de 200 idosos, sendo pouco mais de 50 oriundos da Zona Rural e mais de 150 da Zona Urbana, que participam constantemente de vária atividades, como passeios, danças, e brincadeiras, por exemplo.
O grupo visa fazer com que se compartilhe entre eles, alegrias, tristezas, conhecimento, carinho, e principalmente muito amor. Muitos viviam deprimidos em suas residências, solitários ou em depressão, mas hoje esbanjam alegria, vitalidade e vontade de viver ainda mais.
Os profissionais que prestam assistência aos idosos, como assistente social, psicólogo, enfermeiros, entre outros, criam oportunidades para o desenvolvimento de novas habilidades e trabalham ainda a autonomia e a independência dos mesmos, atividades importantes para que reconstruam sua vivência e mantenham a harmonia no seio familiar e na sociedade.
Os encontros e atividades são patrocinados com recursos próprios e a contribuição do Governo Federal e Estadual em alguns casos, o que garante trabalhar a auto-estima, o prazer, a satisfação e alegria de poder se relacionar e conviver com outros da mesma faixa etária que vivem na mesma cidade, num espaço social criado especialmente para eles, onde a ordem é sorrir, dançar, fortalecer laços e fazer muitas amizades, relembrando juntos a história particular de cada um ao longo de sua vida.
O prefeito municipal José Roberto Torres, destacou a importância do grupo para os idosos e sua família, contribuindo para que haja promoção da qualidade de vida no processo de envelhecimento, como nas relações sociais e comportamento.
“Nós percebemos o quanto os encontros e atividades desenvolvidas no grupo os fazem bem, provocando neles um sentimento de felicidade e alegria contagiante” destacou o prefeito.
As ações são de valorização da pessoa idosa, que consiste em trabalhar as transformações físicas e psicológicas que acontecem nesta etapa de suas vidas, e acabam tendo efeito prático no comportamento diário da pessoa idosa.
O intuito é de fazer com que envelheçam com qualidade, como cidadão, situação que eleva a auto-estima e melhora a qualidade de vida.
Comentários