A unidade é uma das metas de ampliação da estrutura de segurança para a Copa do Mundo de 2014
Segurança Pública inaugura Centro de Instrução do Policiamento Montado
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Polícia Militar de Mato Grosso, inaugurou nesta sexta-feira (16.09), em Várzea Grande, a sede do Centro de Instrução do Policiamento Montado. A unidade é uma das metas de ampliação da estrutura de segurança para a Copa do Mundo de 2014.
O Centro de Instrução do Policiamento Montado está situado numa área de aproximadamente dois hectares, com instalações para o setor administrativo, de veterinária, de ferradoria, alojamento, refeitório, banheiros e 15 baias. Conforme o comandante do regimento, tenente-coronel PM Alberto de Barros Neves, no local serão formados os primeiros policiais militares no processo de policiamento montado. "Aqui serão treinados os nossos policiais e cavalos", disse.
Ainda, de acordo com o tenente-coronel PM Alberto, o período de formação do policial e do cavalo no regimento de cavalaria pode ser de até dois meses. "Um policial para ser formado no policiamento montado é no mínimo de um mês e meio a dois meses e o cavalo também precisa de dois meses para ser treinado em policiamento montado", explicou.
Segundo o comandante, o efetivo do policiamento montado previsto para a Copa de 2014 é de 180 policias militares e 90 cavalos. "O policiamento montado é mais um processo que contribui com a Polícia Militar para enfrentar as problemáticas da segurança pública, por ser um meio de atendimento rápido de ocorrência", ressaltou.
Para o deputado estadual Walter Rabello, que participou da inauguração da sede, o Centro de Instrução do Policiamento Montado é um fortalecimento para a segurança pública. "É um legado muito importante para a segurança pública. O policiamento montado auxilia no trabalho de ronda, no policiamento ostensivo e no trabalho de proteção", falou.
TORNEIO HÍPICO
Começou nesta sexta-feira (16.09) e segue até o domingo (18.09), a primeira edição do ‘Torneio Hípico Aberto da PM". O torneio é realizado no Centro Equestre de Várzea Grande, que é parceiro do evento. O centro está localizado na avenida 31 de março, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande.
Estão participando atletas militares e civis. Segundo o tenente-coronel PM Alberto, a Polícia Militar de São Paulo participa do torneio com 11 policiais militares e oito cavalos. Além de São Paulo, delegações de Distrito Federal e Espírito Santo também estão competindo. A Polícia de Mato Grosso confirmou presença de quatro militares, integrantes da cavalaria.
De acordo com o regulamento, o torneio será dividido em seis categorias, em que serão feitas premiações individualmente ao atleta e ao cavalo, com troféus, medalhas e escarapelas, a cada final de prova. No último dia do evento, será feita a somatória dos pontos. A partir do resultado serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria e também as equipes campeãs na classificação geral.
"O torneio hípico é um esporte que é praticado em regimento de cavalaria. É um evento apenas esportivo que vem para contribuir para integrar a Polícia Militar com a comunidade em especial com as unidades que lidam com os cavalos", explicou o comandante do regimento, tenente-coronel PM Alberto de Barros Neves .
Comentários