Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 17 de Setembro de 2011 às 09:09

    Imprimir


Além das obras na pista, o passageiro que se dirigir ao Aeroporto Internacional Afonso Pena também irá se deparar com intervenções no pátio de aeronaves e no estacionamento de veículos. Apesar de ser a obra mais avançada, iniciada em março deste ano, a ampliação do estacionamento é uma das que têm causado mais reclamações dos usuários do aeroporto. Com o espaço para os veículos defasado e parcialmente reduzido em função das obras, muitos motoristas têm estacionado nas vias de acesso ao Afonso Pena. A opção, porém, pode acabar em multa.

O comandante da 1ª Companhia do 17º Batalhão de Polícia Militar de São José dos Pinhais, Eleandro Azevedo, afirma que, desde o início da obra, as infrações de estacionamento irregular aumentaram no entorno do aeroporto. Mesmo tendo ciência da obra no local, Azevedo defende que os policiais não têm como ignorar as irregularidades. “Não podemos deixar de exercer nosso papel. Mas, na medida do possível, estamos agindo com bom senso, abrindo exceções, por exemplo, para pessoas com deficiência física e idosos”, relata. Estacionar em local proibido pode render multa de R$ 85 e quatro pontos na carteira de habilitação.

Campanha

A ampliação do estacionamento deve criar mais 1.522 vagas para veículos. A previsão é que a obra se estenda até dezembro deste ano. Enquanto isso, a Infraero, em parceria com a PM, pretende lançar uma campanha educativa já na próxima semana, alertando os usuários a anteciparem a ida até o aeroporto e, quando possível, adotarem meios alternativos de transporte.

Segundo o superintendente do Afonso Pena, Antônio Pallu, a Infraero também tem procurado, durante os feriados, ampliar provisoriamente os espaços permitidos de estacionamento nos entornos do aeroporto, em comum acordo com o Departamento Municipal de Trânsito de São José dos Pinhais.

As obras

A partir desta segunda-feira, as intervenções na pista e no estacionamento do Aeroporto Afonso Pena passam a ocorrer simultaneamente:

Iluminação e recapeamento

- Começa nesta segunda-feira e segue até maio do ano que vem.

- As intervenções ocorrerão de segunda-feira a sábado, da 0h15 às 6h15, e das 20h15 de sábado até 12h15 de domingo. Nesses horários, não haverá voos.

- As obras serão suspensas durante feriados prolongados e festas de fim de ano.

Estacionamento

- Obras iniciaram em março e devem seguir até dezembro deste ano.

- A ampliação prevê, ao fim das obras, 1.806 vagas normais para automóveis, 196 vagas para idosos e pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, quatro vagas para microônibus e 196 vagas para motos.

Parte das operações de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, será interrompida a partir da próxima segunda-feira. O cronograma de obras, que prevê o fechamento da pista de madrugada durante a semana e nos sábados e domingos nos próximos nove meses, contempla, além do recapeamento e substituição das luzes de pista, a montagem da estrutura física para receber no futuro o sistema de pouso por instrumentos ILS-3.

O primeiro passo para a instalação do aparelho, antiga reivindicação de empresários e entidades de Curitiba, foi anunciado ontem pelo diretor de Aeroportos da Infraero, João Márcio Jordão, em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo. O novo sistema, mais avançado que o hoje existente no terminal (ILS-2), permite que os aviões se aproximem da pista de pouso com pouca ou nenhuma visibilidade. Atualmente, em todo o país somente o Aero­porto de Cumbica, em Gua­rulhos, já possui o ILS-3 instalado.

Como parte dos preparativos para o recebimento do sistema, as obras do Afonso Pena que iniciam segunda-feira contemplarão a implantação de infraestrutura de dutos e bases metálicas para luminárias embutidas. O diretor de Aeroportos da Infraero, prevê, porém, que o ILS-3 seja instalado em São José dos Pinhais somente em 2013. O prazo foi estipulado levando em conta também o período de adaptação para as companhias aéreas, cujas aeronaves precisam ter o sistema para o correto funcionamento do equipamento. Além disso, os pilotos terão de passar por capacitação para operá-lo.

“Já deixaremos a estrutura preparada para receber o ILS-3 daqui a dois anos. Colocar o equi­­pamento é uma obrigação nossa, mas que precisa ser compartilhada com as companhias”, afirmou Jordão. Segun­do a Infraero, as empresas já fo­­ram notificadas oficialmente do plano para instalar o ILS-3 no Afonso Pena. Entretanto, elas não são obrigadas a operar por meio do sistema já em 2013.

Agendamento

As obras na pista do Afonso Pena devem prosseguir até junho de 2012. A pista ficará fechada de segunda-feira a sábado, da 0h15 às 6h15, e das 20h15 de sábado até 12h15 de domingo. Durante feriados e festas de fim de ano, as intervenções na pista serão suspensas e os voos ocorrerão normalmente nesses horários.

O remanejamento das passagens já compradas para esse período ficou a cargo das companhias aéreas. A recomendação da Infraero é que os passageiros contatem as empresas com antecedência para confirmar os novos horários e diminuir os transtornos. Dentro do saguão do aeroporto, mensagens reforçarão os horários de interrupção em painéis.

Londrina

O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no Norte do Paraná, também está tendo parte dos voos interrompidos devido a obras na pista, desde a última segunda-feira. As intervenções ocorrem da meia-noite às 6 horas nos dias de semana e das 19 horas de sábado às 11 horas de domingo. A previsão é que as obras fiquem prontas até março do ano que vem.

A Infraero não informou o total de voos afetados pelas obras nos dois aeroportos, alegando que as companhias aéreas ainda estão mandando propostas de remanejamento das viagens.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/75920/visualizar/