Sistema Famato sedia palestra sobre Geodireito
No dia 22 de setembro o Sistema Famato promoverá uma palestra sobre “Geodireito, Regulação do Território e Novas Tecnologias”. O palestrante, Luiz Antonio Ugeda Sanches, presidente do Instituto Geodireito (IGD), mostrará os caminhos para a regularização fundiária. A palestra será no auditório da Famato, das 8h30 às 10h30 e, em seguida, o debate ocorrerá das 10h30 às 11h30.
O palestrante falará sobre a interdisciplinaridade entre a Geociência e o Direito, conhecida como Geodireito, destacando os aspectos jurídicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema Cartográfico Nacional (SCN), da Comissão Nacional de Cartografia (Concar), da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além disso, abordará sobre a atuação dessas instituições no meio rural, urbano e ambiental e explicará sobre o georreferenciamento de imóveis rurais.
Para o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, eventos como estes são esclarecedores e permitem aos participantes tirarem dúvidas sobre os assuntos relacionados à questão fundiária. “A Famato defende o direito à propriedade privada e às garantias dadas por lei aos proprietários rurais. Hoje, grande parte das terras de Mato Grosso tem problemas com deslocamento de títulos. Por isso, é importante discutirmos os caminhos que devemos tomar para a regularização fundiária”.
O público alvo do evento são engenheiros agrônomos, ambientais e civis, geógrafos, advogados, estudantes, técnicos reguladores, representantes de sindicatos rurais e entidades do setor produtivo, imprensa, representantes dos poderes legislativo, judiciário e executivo.
A Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso) é a entidade que reúne e representa os sindicatos rurais de todo o Estado. Sua estrutura organizacional também inclui o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso). Esse conjunto de entidades forma o Sistema Famato.
Comentários