Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 12 de Setembro de 2011 às 15:50
Por: ITIMARA FIGUEIREDO

    Imprimir


Empresários portugueses da empresa SP Global, sediada em São Paulo, se mostram interessados em desenvolver projetos para Mato Grosso. Eles estiveram nesta segunda-feira (12), na Assembleia Legislativa, para apresentar o que há de mais moderno e ambientalmente correto no mercado da tecnologia da informação e no ramo imobiliário, para contribuir com o crescimento pujante do estado.

Na reunião com o presidente José Riva e com o secretário de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, foi sugerida outra reunião ampliada com a participação do Governo do Estado, representantes da Agecopa, Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso - Sinduscon e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso - Crea. Ainda hoje o grupo fará a mesma explanação ao governador Silval Barbosa.

Entre as inovações está o sistema de iluminação inteligente, que tem capacidade de reduzir o consumo de energia elétrica em até 60%, através da implantação de sensores e lâmpadas led na iluminação pública. Outra ferramenta que Mato Grosso poderá obter é a Certificação de Energia, que segundo o diretor Geral da SP Global, Julio Gouveia, melhora o rendimento e reduz a emissão de CO² na atmosfera, conforme exigência firmada no Protocolo de Kyotto, acordo internacional para controlar o aumento da temperatura do planeta, o chamado efeito estufa causado pela poluição.

O estado poderá ser o pioneiro nesse quesito, já que o ITED é um programa que só existe na Europa, mas que pode ser perfeitamente bem aproveitado em Mato Grosso, com a troca de lâmpadas tradicionais por led associadas ao sistema de automação. “Apresentamos soluções inovadoras inteligentes para o Brasil. Buscamos o que há de mais moderno em tecnologia da informação e no mercado imobiliário em prol do progresso equilibrado e sustentável”, garante o diretor.

A SP Global também garante suporte em sistema de fibra óptica; gestão; fiscalização e a coordenação de obras e montagem de negócios imobiliários.

O presidente Riva agradeceu a oferta dos serviços e destacou as necessidades de investimentos em diversos setores de Mato Grosso. “Mato Grosso passa por uma fase propícia para buscar melhorias e qualidade nos serviços, pois é o campeão na produção brasileira de grãos e a tendência é de se consolidar cada vez mais nessa área. O estado precisa começar a investir em tecnologia de ponta”, alertou Riva, ao citar a certificação de energia como muito importante para a preservação do meio ambiente.

Para ele, a Copa do Mundo de 2014 despertará o Brasil para sair do atraso, especialmente, na área tecnológica. “É uma oportunidade para atualizar e avançar”. Também disse que a energia renovável será a grande saída com a exploração da eólica e solar. Ele já solicitou ao Governo do Estado estudos técnicos sobre energia solar.

O resultado da pesquisa deverá resultar num projeto de lei para instituir a Política Estadual de Incentivo à Energia Solar, dando suporte adequado à instalação e manutenção de usinas e empresas produtoras de equipamentos solares, destinados à produção desse tipo de energia, que é renovável e considerada limpa por não agredir o meio ambiente. Na oportunidade, o parlamentar também destacou a necessidade de investimentos tecnológicos nos setores mineral, hídrico e de reflorestamento.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76324/visualizar/