Repórter News - reporternews.com.br
Variedades
Terça - 06 de Setembro de 2011 às 16:50

    Imprimir


Cerca de 20 cooperados da Unimed Cuiabá participaram, ontem (05), no auditório da Cooperativa, da palestra ministrada pela ginecologista e chefe do setor de patologia do trato genital inferior da Santa Casa de São Paulo, Adriana Bittencourt Campaner, que tratou sobre as formas de transmissão e conseqüências do Papiloma Vírus Humano (HPV), um das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) mais comuns do mundo.

A iniciativa faz parte da campanha interna da Unimed Cuiabá de prevenção ao HPV, vírus considerado
silencioso e de alto risco, pois afeta milhões de homens e mulheres em todo mundo, podendo causar verrugas genitais, câncer de vagina e de vulva, e outras doenças. Além disso, ele é o responsável pela morte de uma mulher a cada dois minutos, em consequência do câncer de colo do útero. “É válido lembrar que apenas 10% das infecções são visíveis a olho nu já que quando o vírus se instala nas células nem sempre acarreta em lesões, como as verrugas”, explicou.

A facilitadora apontou que, graças aos avanços da ciência, a vacinação se tornou uma poderosa ferramenta de combate ao HPV. Na oportunidade, Adriana falou também sobre os exames que detectam o HPV, quando a doença progride para câncer, e as principais dúvidas relacionadas ao vírus. “O HPV é uma doença democrática e atinge desde as pessoas mais humildes até as classes mais diferenciadas e, por isso, é sempre bom ter esses esclarecimentos sobre as consequências desse vírus”, frisou a facilitadora. Para informar outros dados sobre a doença, folders, impressos e folhetos explicativos sobre a doença foram distribuídos aos presentes.

Para o diretor-financeiro da Unimed Cuiabá, Douglas Alberto de Arruda Gomes, a iniciativa caminha ao encontro da missão da Cooperativa, que é de promover a saúde integral com excelência. “A Unimed como empresa cidadã também trabalha com a medicina preventiva no intuito de orientar e apresentar diferenciais no atendimento, não só ao cliente, como também aos seus colaboradores e cooperados, fazendo a própria lição de casa”, disse. “Além de garantir mais conhecimentos aos médicos cooperados, essa campanha tem como objetivo estimular a prevenção entre os profissionais da área médica”, completou a supervisora do Núcleo de Vacinação da Unimed Cuiabá, Beatriz Vogl Capistrano Pereira.

A aquisição de conhecimento foi destacada pela anestesiologista e acupunturista Mara Vânia Vieira da Silva. “Essa reciclagem é sempre boa, especialmente porque nos são apresentados novos tratamentos e se há alguma novidade nessa área”, disse.  O urologista Ivo Antonio Vieira também aprovou a iniciativa. “Empreendimentos instrucionais são sempre bons e interessantes”. Já a estudante do 6º semestre de Medicina, Ana Caroline Ribeiro Pereira, aproveitou a palestra para incrementar os conhecimentos acadêmicos. “Essa é uma área que tenho interesse e, como estudante, acho importante saber mais sobre como esse vírus atua”, revelou.

Além de palestras orientativas, a Unimed Cuiabá oferece aos cooperados e colaboradores, e aos dependentes, vacinas contra os quatro tipos mais comuns de HPV, por um valor acessível e com possibilidades de parcelamento.  A vacina é indicada para homens e mulheres, a partir de 9 anos, e é a forma mais eficaz de prevenção. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/76911/visualizar/