O objetivo é informar a diferença de preço entre o etanol e a gasolina
Deputado Emanuel Pinheiro defende Lei que beneficia consumidor
O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, apresentou na última terça-feira (30) um Projeto de Lei que dispõe da obrigatoriedade dos postos de combustíveis do Estado de Mato Grosso a fixar cartazes informando a diferença entre os preços da Gasolina e do Etanol.
De acordo com o vice-presidente o objetivo do projeto é possibilitar ao consumidor o direito de escolher entre o etanol e a gasolina, analisando a diferença entre um e outro. “Somente desta forma é que se pode garantir o direito do consumidor de entender se naquele momento é melhor abastecer com gasolina ou etanol”, esclareceu o parlamentar.
Para o deputado o projeto é de relevância, está de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e, vai colaborar com os consumidores do Estado de Mato Grosso.
Cálculos feitos pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA, da USP, uma das maiores referências do País em relação ao álcool (etanol), demonstram que o motorista não deve abastecer o veículo flex com álcool (etanol) se o preço do litro superar 70% do valor da gasolina. Tal percentual reflete o menor rendimento do álcool (etanol), que faz o veículo rodar menos quilômetros que a gasolina com um mesmo volume de combustível.
Pinheiro ainda ressaltou que a conta, é simples de ser realizada e estabelece a divisão do preço do etanol pelo preço da gasolina. “Se o valor da conta for inferior a 0,7000, o abastecimento com etanol é mais vantajoso, caso contrário, deve-se abastecer com gasolina”, explicou.
Comentários