Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 31 de Agosto de 2011 às 10:35
Por: Helize Vieira

    Imprimir


Com um cenário empresarial de grande competitividade e com a pressão de produzir e se informar em um intervalo cada vez mais curto, o coaching surge como uma ferramenta decisiva para ajudar a enfrentar os momentos críticos com inteligência e eficiência.

O coaching é uma metodologia que tem por finalidade ajudar as pessoas a realizar os objetivos estipulados, sejam eles pessoais ou profissionais. “O Coaching é a arte de fazer as perguntas corretas, o coach é treinado para ouvir com atenção e descobrir como o cliente pensa, criando dessa forma estratégias que o ajude a alcançar suas metas”, explica a coach e professora do curso de administração/FGV da Unic, Iracema Borges.

Formada pelo Instituto de Coaching Integrado (ICI) e com curso de Resiliência na Harvard University, Iracema também trabalha na empresa AID Coaching. Ela explica que o curso pode ser feito em grupos de até cinco pessoas, coaching de equipe, ou individual. O tempo de duração é de três meses para o Coaching Executivo e de até um ano e meio para o Coaching de Vida.

O coaching é realizado em sessões nas quais o coachee (pessoa que contrata o serviço) identifica o nível de resiliência que possui. Resiliência é a capacidade de lidar com as adversidades que surgem ao longo da vida. Segundo Iracema: “saber se adaptar, reagir de forma inteligente às pressões, pressentir e antecipar acontecimentos, é o principal objetivo de se desenvolver a Resiliência”.

O coach irá ajudar a desenvolver ou aprimorar as habilidades necessárias para que o coachee alcance as metas. Ou seja, é um trabalho que orienta as pessoas a conquistarem o que se deseja. “Sendo um processo de aumento da consciência de si mesmo, ele auxilia o cliente a se utilizar do seu poder de ação e de fazer acontecer, cria um empoderamento, aumenta a habilidade de agir com eficiência para alcançar seus objetivos”, destaca.

Desenvolvido nos Estados Unidos, há 30 anos o coaching é praticado no Brasil. Em Cuiabá é exercido no mercado há cerca de oito anos e, de tão relevante, a Unic incluiu o coaching na grade curricular do curso de administração/FGV para auxiliar os alunos do último ano a tomarem decisões mais conscientes e saudáveis.

Como ainda não é uma atividade regulamentada, é necessário escolher com cuidado a instituição onde irá fazer o coaching. Procurar um curso credenciado pela Federação Internacional de Coaching (ICF) e pela Federação Brasileira de Coaching é uma maneira de se ter um curso com qualidade. Os interessados em fazer coaching, seja o executivo ou de vida, podem entrar em contato com a coach Iracema Borges pelo telefone (65) 8403-0288 ou pelo e-mail iracemairigaray@hotmail.com.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/77716/visualizar/