Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 25 de Agosto de 2011 às 16:05

    Imprimir


A participação do Brasil na Federação Global de Conselhos de Competitividade (GFCC, sigla em inglês), iniciativa internacional que reúne líderes de conselhos de competitividade de cerca de 35 países, será debatida na próxima segunda-feira (29), em São Paulo. O evento é realizado pelo Observatório de Inovação e Competitividade da Universidade de São Paulo (USP), como parte de uma série de seminários sobre o tema.

“O objetivo do encontro é discutir a participação brasileira na  GFCC e, especificamente, as possibilidades de engajamento do País no projeto de construção de um novo conjunto de métricas de competitividade, que está sendo pautado pela Federação. E nada mais oportuno do que debater isso no Observatório de Inovação e Competitividade da USP, que também tem projetos de indicadores de inovação”, explica o gerente para Assuntos Internacionais da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Roberto Alvarez, que apresentará o tema.

A ABDI e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) estão entre as instituições fundadoras da GFCC, que é composta por 45 entidades e conselhos de competitividade de países como Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão, Austrália, Reino Unido, Arábia Saudita, Egito, Rússia, Colômbia e Emirados Árabes Unidos.

Criada em 2010, a Federação é a primeira organização internacional com foco no crescimento das economias e políticas de competitividade. O compromisso da participação brasileira na Federação foi firmado pela ABDI durante a segunda edição da Conferência de Inovação Brasil-Estados Unidos, realizada em Washington (EUA), em setembro do ano passado. A primeira reunião do grupo ocorreu em dezembro de 2010, também na capital norte-americana. O segundo encontro acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro, em Porto Alegre (Brasil).

Em maio deste ano, Alvarez representou a ABDI no Fórum Global de Inovação, que foi realizado em Seul (Coreia do Sul) para discutir o papel da inovação na construção da competitividade industrial no mundo. “O projeto da GFCC para construção de um novo conjunto de métricas de competitividade – que deverão incluir aspectos como inovação, por exemplo – também foi discutido nessa ocasião”, conta.

Para assistir ao seminário GFCC: a participação brasileira e o projeto de índices de competitividade via internet, ao vivo, acesse www.iptv.usp.br. Perguntas podem ser enviadas para o e-mail oicusp@gmail.com ou para o twitter @OIC_inovacao.

Para mais informações sobre a GFCC, acesse http://www.thegfcc.org/. Para saber mais sobre o Observatório de Inovação e Competitividade da USP, acesse http://www.observatoriousp.pro.br/.

Serviço:

Seminário “GFCC: a participação brasileira e o projeto de índices de competitividade”

Dia: 29/08/2011

Hora: 11h15 às 13h00

Local: Auditório do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP (sala D2-015, térreo)

End.: Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, Nº 128 – São Paulo (SP)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/78440/visualizar/