Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 25 de Agosto de 2011 às 02:27

    Imprimir


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento participa da 34ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agrícolas (Expointer) – a maior exposição agropecuária da América Latina. Estão previstas diversas atrações e atividades ao longo do evento, que ocorrerá de 27 de agosto a 4 de setembro, em Esteio (RS).

Em 29 de agosto, o Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) promove duas palestras sobre o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Entre os temas abordados estão a legislação pertinente. Os requisitos para adesão ao programa serão apresentados a representantes de prefeituras, secretarias e interessados em geral.

O Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) será tema de uma reunião com o grupo gestor estadual, no dia 30 de agosto. Na mesma data, ocorrerá um encontro da Comissão Estadual da Produção Orgânica do Rio Grande do Sul. Os dois eventos serão promovidos pela Superintendência Federal da Agricultura (SFA/RS).

As perspectivas internacionais para o agronegócio serão abordadas pelo coordenador-geral do Departamento de Economia Agrícola (Deagri) do Ministério da Agricultura, Marcelo Guimarães, no dia 31 de agosto. A programação do dia inclui, ainda, uma reunião ordinária da Câmara Setorial de Culturas de Inverno.

Na quinta-feira, 1º de setembro, o secretário de Política Agrícola do ministério, José Carlos Vaz, falará sobre o Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012, que prevê recursos de R$ 107,2 bilhões. A programação do dia seguirá com um painel sobre a qualidade dos insumos agropecuários, promovido pelo Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas (DFIA).

Este ano, o Ministério da Agricultura estará presente no evento com dois estandes institucionais – a Casa do Ministério e a Casa da Tecnologia. O primeiro ficará ao lado da praça principal e funcionará como um posto de atendimento aos visitantes.

Na Casa da Tecnologia – uma construção de 700 metros quadrados localizada em frente à pista central –, serão realizados cursos e palestras. Também serão apresentados produtos, serviços e tecnologias do ministério e dos órgãos vinculados, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RS).

Embrapa

Cinco unidades da Embrapa vão participar da Expointer – Trigo, Pecuária Sul, Uva e Vinho, Clima Temperado e Suínos e Aves. Os visitantes poderão conhecer novas tecnologias e participar de palestras técnicas, além de degustar produtos como geléias, sucos, pães e embutidos.

A Embrapa Clima Temperado apresentará um trio de novas cultivares de batata-doce e demonstrará como são feitas as análises da produção industrial de leite no Lableite, laboratório que acaba de ser certificado pelo ministério e integra a Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL).

No estande da Embrapa Pecuária Sul, os visitantes poderão conhecer o ciclo de vida do carrapato-do-boi, parasita responsável por perdas nos rebanhos do sul do Brasil, e receber recomendações técnicas para o controle da infestação.

As estratégias para o convívio com a pérola-da-terra, considerada a mais danosa praga da videira no Brasil, serão apresentadas pela Embrapa Uva e Vinho. A unidade também levará para a exposição uma sidra elaborada pelo processo Charmat – com a fermentação em autoclaves de aço inoxidável –, à base de fermentado natural de maçã Gala, cultivada em pomares experimentais da instituição.

Uma nova cultivar de trigo com ciclo superprecoce será levada pela Embrapa Trigo. Já a Embrapa Suínos e Aves vai demostrar como funciona o Sistema de Tratamento de Dejetos da Suinocultura.
 
Saiba mais

A 34ª Expointer será realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, uma área de 141 ha localizada a 25 km de Porto Alegre. O tema desta edição é a inovação e a qualidade como fatores que impulsionam o agronegócio.

No evento serão colocados em exposição quase seis mil animais de 151 raças. Cerca de três mil expositores estarão presentes e mais de 400 atividades serão realizadas, entre palestras, seminários e atrações. A expectativa dos organizadores é repetir o bom desempenho do ano passado, quando o faturamento total foi de R$ 1,1 bilhão.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/78528/visualizar/