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Governador recebeu sinal verde da presidente Dilma Rousseff para instalar em Cuiabá e Várzea Grande o Veículo Leve sobre Trilhos
Silval tem aval de Dilma para tocar VLT
O governador Silval Barbosa confirmou ontem que a presidente Dilma Rousseff avalizou a implantação do VLT
O governador Silval Barbosa (PMDB) recebeu ontem o aval da presidente da República, Dilma Rousseff (PR), para implantar o modal de transporte de passageiros VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em Cuiabá e Várzea Grande, dentro do pacote de obras para a Capital sediar jogos da Copa do Mundo em 2014. A informação foi confirmada ontem pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).
Silval está desde anteontem em Brasília para viabilizar a implantação do VLT. Hoje, ainda na Capital Federal, o governador se reúne com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. Na pauta a discussão técnica para instalar o modal, além de buscar garantias de financiamentos do governo Federal.
Silval se reuniu ontem com integrantes da bancada federal. No gabinete do senador Blairo Maggi (PR), o chefe do Executivo fez um relato das conversas com o governo federal sobre as obras da Copa do Mundo em Cuiabá. Só hoje, após a reunião no ministério do Planejamento, o governador deve se manifestar oficialmente sobre a situação.
Na semana passada, tentando convencer o governo federal a optar pelo VLT, Silval peregrinou pelos ministérios dos Transportes, Cidades e Casa Civil. Quando criada a Agência Executora das Obras da Copa do Mundo pelo então governador Blairo Maggi (PR), o BRT (Bus Rapid Transit) foi o escolhido pelos governos do Estado e federal como modal de transporte ideal para Cuiabá.
O governador esteve também na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) pedindo a validação da capacidade de endividamento do Estado, que é de R$ 2,5 bilhões. Com isso o governo poderá fazer empréstimo e completar a diferença entre o projeto do BRT para o VLT. Enquanto o BRT foi orçado em cerca de R$ 500 milhões, o valor estimado para o VLT é de R$ 1,1 bilhão.
Apesar do receio do governador, está praticamente certo o VLT como o modal de transportes, preterindo assim o BRT. Além da presidente Dilma, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, também já teria aceitado o modal.
Com o aval da presidente, o governo do Estado não vai precisar aumentar a capacidade de endividamento para construir o VLT. Ao menos uma parte do custo do modal de transporte deverá ser financiada pela União.
Silval também esteve reunido com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e pediu liberação das obras de mobilidade urbana na travessia urbana de Cuiabá e a duplicação da rodovia Rondonópolis-Cuiabá, o que foi prontamente atendido pelo ministro.
Segundo o chefe do Executivo estadual, a obra está orçada em R$ 353 milhões e será construída em três etapas, em 2012, 2013 e 2014.
Silval está desde anteontem em Brasília para viabilizar a implantação do VLT. Hoje, ainda na Capital Federal, o governador se reúne com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. Na pauta a discussão técnica para instalar o modal, além de buscar garantias de financiamentos do governo Federal.
Silval se reuniu ontem com integrantes da bancada federal. No gabinete do senador Blairo Maggi (PR), o chefe do Executivo fez um relato das conversas com o governo federal sobre as obras da Copa do Mundo em Cuiabá. Só hoje, após a reunião no ministério do Planejamento, o governador deve se manifestar oficialmente sobre a situação.
Na semana passada, tentando convencer o governo federal a optar pelo VLT, Silval peregrinou pelos ministérios dos Transportes, Cidades e Casa Civil. Quando criada a Agência Executora das Obras da Copa do Mundo pelo então governador Blairo Maggi (PR), o BRT (Bus Rapid Transit) foi o escolhido pelos governos do Estado e federal como modal de transporte ideal para Cuiabá.
O governador esteve também na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) pedindo a validação da capacidade de endividamento do Estado, que é de R$ 2,5 bilhões. Com isso o governo poderá fazer empréstimo e completar a diferença entre o projeto do BRT para o VLT. Enquanto o BRT foi orçado em cerca de R$ 500 milhões, o valor estimado para o VLT é de R$ 1,1 bilhão.
Apesar do receio do governador, está praticamente certo o VLT como o modal de transportes, preterindo assim o BRT. Além da presidente Dilma, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, também já teria aceitado o modal.
Com o aval da presidente, o governo do Estado não vai precisar aumentar a capacidade de endividamento para construir o VLT. Ao menos uma parte do custo do modal de transporte deverá ser financiada pela União.
Silval também esteve reunido com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e pediu liberação das obras de mobilidade urbana na travessia urbana de Cuiabá e a duplicação da rodovia Rondonópolis-Cuiabá, o que foi prontamente atendido pelo ministro.
Segundo o chefe do Executivo estadual, a obra está orçada em R$ 353 milhões e será construída em três etapas, em 2012, 2013 e 2014.
Fonte:
Do DC
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/78618/visualizar/
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