Barra do Garças está entre municípios com recursos do PSF suspensos
Barra do Garças, 509 km de Cuiabá, é uma das doze cidades de Mato Grosso que tiveram os recursos suspensos referentes ao mês de junho das equipes do Programa Saúde da Família (PSF).
A medida está publicada no Diário Oficial de Mato Grosso e atinge 350 municípios em todo o país. Barra do Bugres, Campos de Júlio, Colniza, Jauru, Nova Lacerda, Nova Olímpia, Novo São Joaquim, Poxoréu, Santo Antônio do Leverger, Sapezal e Vila Rica também estão na lista.
De acordo com informações da assessoria do ministério, foram encontradas incorreções como profissionais com duplicidade de cadastros, por exemplo. A medida é realizada sempre que o órgão identifica irregularidades por parte das secretarias municipais de saúde, responsáveis diretas pela execução dos programas.
Os municípios citados vão deixar de receber somente a parcela do incentivo correspondente às equipes e agentes que apresentaram problemas. Portanto, a medida não representa a interrupção da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do programa Brasil Sorridente nessas localidades.
A transferência dos recursos é restabelecida assim que os gestores locais comprovarem ao Ministério da Saúde que as inadequações foram solucionadas.
Em Barra, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não se pronunciou sobre o assunto. O município tem 13 unidades de PSF que atendem mais de 40 bairros, distritos e zona rural.
Comentários