Médicos e enfermeiros de Diamantino receberão capacitação em Saúde do Trabalhador
Nos dias 16 e 17 de agosto, os médicos e enfermeiros de Diamantino serão capacitados por meio do curso: Protocolos Clínicos e Rede Sentinela em Saúde do Trabalhador.
“Os profissionais vão saber identificar as doenças e relacioná-las ao trabalho que o paciente desenvolve. É extremamente importante que nossa equipe seja capacitada para atender todos os trabalhadores do município”, explicou a enfermeira Chavely Berbel
A enfermeira informou que todas as unidades de Saúde ficarão abertas. “Os profissionais permanecerão nas unidades, exceto os médicos e enfermeiros que passarão por capacitação, visando melhorar ainda mais o atendimento da população”, frisou.
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que nesses dois dias de curso, os munícipes que necessitarem de auxilio médico devem procurar primeiro o PSF do bairro que residem. “Após ir à unidade próxima de casa, caso o médico e a enfermeira não estejam, a equipe irá fazer uma triagem e saberá o local para encaminhar o paciente, ou para o Pronto Atendimento, ou Unidade Central, ou Centro de Reabilitação”, alertou.
O curso de capacitação que ocorrerá na Câmara Municipal é uma conquista para Diamantino, com auxílio do Escritório Regional de Saúde. Profissionais virão da capital do Estado para aprimorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados no município.
Programação:
16/08 (Terça-feira) – manhã
- Apresentação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador – PNST
- Rede sentinela e fichas de notificação no SINAN
- Estudo de casos (prática)
16/08 (Terça-feira) – tarde
- Protocolos clínicos em Saúde do Trabalhador
- Anamnese ocupacional
- Acidente de trabalho fatal (grave, mutilação e fatal)
- Crianças e adolescentes
17/08 (Quarta-Feira) - manhã
- Material biológico
- Transtornos emocionais
- Inoxicações exógenas
17/08 (Quarta-Feira) – tarde
- Dermatoses e neoplasia
- Pneumoconiose
- DORT
- PAIR
Comentários